14 C
Canela
segunda-feira, 25 agosto, 2025
spot_img
InícioEvento“Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, é o grande vencedor do...

“Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, é o grande vencedor do 53º Festival de Cinema de Gramado

spot_img
spot_img

Gero Camilo e Malu Galli venceram os Kikitos de Melhor Ator e Atriz. Xamã e Aline Marta Maria ganharam os prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes.

GRAMADO | O 53º Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim neste sábado, 23 de agosto, depois de movimentar a Serra Gaúcha com 11 dias de evento, que reuniu cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público estimado em 40 mil pessoas. O maior festival de cinema do Brasil exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas — longas brasileiros de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos — além de produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreia de série e sessões especiais. Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos. Com Marla Martins e Roger Lerina como mestres de cerimônia, a premiação teve transmissão ao vivo para todo o país no Canal Brasil, na TVE e no YouTube do Festival.

O grande vencedor da 53ª edição foi “Cinco Tipos de Medo” (MT), de Bruno Bini, que levou para casa quatro Kikitos: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Montagem para Bini, além do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Xamã. O longa conta a história de cinco vidas que se conectam. Murilo, um jovem músico em luto, que se envolve com Marlene, enfermeira presa a um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias cruzam as de Luciana, policial movida por vingança, e Ivan, advogado com intenções ocultas. 

Laís Melo venceu o prêmio de Melhor Direção por “” (PR), longa que também conquistou o Kikito de Melhor Fotografia (Renata Corrêa) e foi eleito o Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica. “Papagaios” (RJ), de Douglas Soares conquistou o prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri Popular e também venceu os Kikitos de Melhor Direção de Arte (Elsa Romero), Melhor Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes) e Melhor Ator para Gero Camilo. O Kikito de Melhor Atriz foi para Malu Galli, por “Querido Mundo” (RJ), de Miguel Falabella.

A Natureza das Coisas Invisíveis” (DF), de Rafaela Camelo, garantiu os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante para Aline Marta Maria e Melhor Trilha Musical para Alekos Vuskovic, além do Prêmio Especial do Júri. Já “Sonhar com Leões” (SP), de Paolo Marinou-Blanco, ganhou uma Menção Honrosa.

Na Mostra Competitiva de Documentários, o grande vencedor foi o filme “Lendo o Mundo” (RN), de Catherine Murphy e Iris de Oliveira. O documentário acompanha o início dos anos 1960, quando Paulo Freire liderou um projeto experimental no nordeste do Brasil, permitindo que centenas de adultos lessem, escrevessem e votassem. A agitação política levou ao exílio de Freire, durante o qual ele se tornou um ícone global, promovendo a democracia por meio da educação. O longa-metragem “Para Vigo Me Voy!” (RJ), de Lírio Ferreira e Karen Harley, conquistou uma Menção Honrosa.

Até Onde a Vista Alcança” (SP), de Alice Villela e Hidalgo Romero, e “Os Avós” (AM), de Ana Ligia Pimentel, também foram exibidos na Mostra Competitiva de Documentários.

O Júri Oficial de longas-metragens de ficção foi composto pelo ator Edson Celulari, pela atriz Isabel Fillardis e pelos cineastas Sergio Rezende, Fernanda Lomba e Petrus Cariry. Já na mostra de longas documentais, o professor e realizador Bertrand Lira, o ator Marcos Breda e a jornalista e cineasta Thais Fernandes formaram o júri. 

O Júri da Crítica, formado por profissionais integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), foi composto por Arthur Gadelha (CE), Cristian Verardi (RS), Ivana Silva (RS), Paulo Henrique Silva (MG) e Raquel Carneiro (SP). 

53ª edição

A programação do 53º Festival de Cinema de Gramado também promoveu a formação de novos talentos, com a estreia da 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil e a tradicional Mostra Educavídeo, reunindo produções de estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Paralelamente, o Conexões Gramado Film Market fortaleceu o mercado audiovisual por meio de painéis, encontros de negócios, debates e mostras universitárias. Atividades voltadas para crianças, como a Sessão Infantil e o projeto Cinema nos Bairros, ampliaram o acesso do público à tela grande.

O festival foi marcado por homenagens a grandes nomes do cinema brasileiro: Rodrigo Santoro recebeu o Troféu Kikito de Cristal, Mariza Leão foi laureada com o Troféu Eduardo Abelin e Marcélia Cartaxo, com o Troféu Oscarito. A cerimônia de abertura contou com a Orquestra Sinfônica de Gramado e a exibição do premiado longa “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, enquanto a programação competitiva reuniu estreias de grandes longas nacionais.

Com uma programação diversa, o evento celebrou a produção audiovisual brasileira e gaúcha. A curadoria, assinada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, reforçou o festival como a primeira janela para importantes lançamentos do cinema brasileiro. O evento reafirmou seu papel como um dos mais importantes palcos do audiovisual na América Latina e de maior festival de cinema do Brasil.

A premiação dos longas-metragens gaúchos e dos curtas-metragens brasileiros foi na sexta-feira, dia 22, e a dos curtas gaúchos no dia 17 – a lista completa de vencedores está no site do festival.

O Festival de Cinema de Gramado confirmou a data de sua 54ª edição: de 12 a 22 de agosto de 2026.

LISTA COMPLETA PREMIADOS:

Melhor Filme: “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini

Melhor Direção: Laís Melo, por “Nó”

Melhor Ator: Gero Camilo, por “Papagaios”, de Douglas Soares

Melhor Atriz:  Malu Galli, por “Querido Mundo”, de Miguel Falabella

Melhor Roteiro: Bruno Bini, por “Cinco Tipos de Medo” 

Melhor Fotografia: Renata Corrêa, por “Nó”, de Laís Melo 

Melhor Montagem: Bruno Bini, por “Cinco Tipos de Medo” 

Melhor Trilha Musical: Alekos Vuskovic, por “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo

Melhor Direção de Arte: Elsa Romero, por “Papagaios”, de Douglas Soares

Melhor Atriz Coadjuvante: Aline Marta Maria, por “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo 

Melhor Ator Coadjuvante: Xamã, por “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini

Melhor Desenho de Som: Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes, por “Papagaios”, de Douglas Soares

Prêmio Especial do Júri: “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo

Menção Honrosa: “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco

Melhor Filme pelo Júri Popular: “Papagaios”, de Douglas Soares 

Melhor Filme pelo Júri da Crítica: “Nó”, de Laís Melo

Melhor Longa-metragem Documentário: “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira

Menção Honrosa Documentário: “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Na sexta-feira, dia 22, a Escola Municipal Severino Travi promoveu mais uma edição da feira de ciências, com o objetivo de estimular a busca pelo conhecimento científico nos alunos de oitavo e novo ano do ensino fundamental,...
CANELA | A rodada desta sexta-feira (22) definiu os confrontos da semifinal da Supercopa Casa Blanca e reservou um clássico entre equipes de Canela na briga por uma vaga na decisão. O duelo será entre Âncora e Bola 8/R7,...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img