O Cidica – Centro de Inovação e Desenvolvimento Integrado de Canela sediou na manhã desta quarta-feira (16), a reunião mensal do Contur Hortênsias – Conselho de Turismo da Região das Hortênsias. Contando com a presença de representantes do trade de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula, o presidente da entidade e gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel José Hillebrand, abriu a reunião destacando as pautas internas a serem discutidas e logo na sequência passou a palavra aos convidados do dia.
O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, que é o idealizador do Cidica, deu as boas vindas aos participantes e colocou o centro à disposição do Contur para a realização de outros encontros e eventos. “Este é um espaço para a inovação, geração de empregos e para receber empresas e startups ligadas a eixos tecnológicos. Montamos aqui a Arena Sicredi e estamos finalizando a estrutura necessária para a realização de workshops, capacitações e treinamentos”, explicou Luciano Melo. O prefeito Constantino Orsolin também esteve presente e ressaltou a importância de preparar os jovens para atuarem nos segmentos de inovação e tecnologia. “O trabalho braçal está com os dias contados e o mercado está sedento por profissionais destas áreas, oferecendo grandes salários”, avalia Orsolin.
DUPLICAÇÃO DA RS-115 E CONTINUIDADE DO TRECHO CANELINHA/SAIQUI
Já o secretário Extraordinário de Parcerias do Governo do Estado, Leonardo Busatto, esteve na reunião para falar sobre o Programa Avançar, com foco nas obras que impactarão diretamente o turismo regional. Busatto apresentou o plano de duplicação da RS-115 entre Três Coroas e Gramado, falou sobre o projeto de concessão da RS-235 e informou que está trabalhando para incluir no Programa Avançar a duplicação do trecho restante de 3,6 Km da estrada Canelinha/Saiqui. “É uma obra que iniciou no governo da Yeda Crusius e temos o compromisso de concluí-la”, informou Leonardo Busatto.