Na tarde deste sábado (9) a diretoria e colaboradores do Centro Social Padre Franco, localizado no Bairro Santa Marta, organizou uma grande festa para dezenas de crianças. A ação social ocorreu na sede da entidade, com a distribuição de doces, salgadinhos e refrigerantes e foi alusiva ao Dia das Crianças. Além disso, as crianças puderam utilizar os brinquedos da entidade, como cama elástica e piscina de bolinhas. Para completar a tarde festiva todas as crianças receberam brinquedos.
O presidente da entidade, Maicon Rogerio Moura, falou da alegria em poder voltar a realizar o evento, já que o mesmo não pode ocorrer no ano passado devido a pandemia. “É uma felicidade enorme poder ver a alegria das crianças. Fico emocionado também com nossa equipe de colaboradores e patrocinadores que nos ajudou na realização desta ação que é tão importante para os nossos alunos”, destacou. O presidente lembrou ainda que os alimentos distribuídos para as crianças vieram através de doações, mas foram feitos na própria entidade por funcionários e voluntários.
Busca por recursos e investimentos
Maico Moura concedeu ao Jornal Digital Canela uma rápida entrevista, falando sobre os projetos para a entidade. O atual presidente, eleito ainda neste ano, tem uma história de identidade com o Padre Franco, pois foi aluno da entidade dos 6 aos 15 anos. Foi alí também o seu primeiro emprego. Depois ficou um tempo afastado, mas já em 2017 voltou a atuar na entidade até chegar à presidência neste ano. Toda essa trajetória possibilita que Maicon Moura conheça muito bem as necessidades da entidade.
A pandemia também afetou a entidade que acabou perdendo renda e uma das metas agora é buscar recursos financeiros para investir no centro. “Nós conseguimos implantar um brechó permanente que vai nos ajudar com recursos. Também queremos buscar outros meios de arrecadação, como por exemplo uma contribuição em débito em conta de uma quantia mensal”, destacou o presidente. Entre os objetivos, Maicon Moura salienta que pretende implantar novas oficinas, entre elas o laboratório de informática. Outra iniciativa do presidente será a atualização do estatuto que é muito antigo.
Uma grande família
Maicon Moura falou ainda sobre o apoio às famílias e aos alunos que a entidade proporciona. “ Somos uma família e procuramos ouvir e entender cada criança em sua individualidade, saber das suas dificuldades e dentro do possível ajudá-la. Isso também se estende às famílias dos nossos alunos. Maicon Moura lembrou que a pandemia, apesar de todas as dificuldades, acabou aproximando o Padre Franco das famílias. “Na pandemia, acabamos realizando ações sociais e visitando os familiares dos alunos e conhecendo mais sobre as suas dificuldades”, destacou.
Como ajudar
O Centro Social Padre Franco fica localizado na Rua Alfredo Fritz, 45, Bairro Santa Marta. O presidente Maicon Moura salienta que a entidade está de portas abertas para quem quiser conhecer o trabalho que é desenvolvido por lá. “Nós gostamos quando as pessoas venham conhecer um pouco das nossas atividades”, salienta o presidente.
Atualmente o Padre Franco atende cerca de 200 crianças de 6 a 14 anos que no turno inverso às aulas participam de oficinas culturais, educativas, esportivas e cidadania. As crianças ainda recebem café da manhã, almoço e lanche.
Maicon Moura salienta que a entidade recebe diversos tipos de doações, como roupas e produtos alimentícios, porém necessita de aporte financeiro para custear as despesas da entidade, que é alto. Quem quiser ajudar pode fazer uma doação através do PIX da entidade que é 90.934.811/0001-52.
Quem quiser também pode visitar o brechó da entidade. O Brechó conta com uma grande variedade de roupas, masculinas, femininas, infantis, roupas de cama, mesa e banho, uma grande variedades de calçados , enxoval para bebê, utensílios domésticos, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os valores são super acessíveis, variando de R$ 2,00 até R$ 50,00.
O funcionamento será diário, sendo de segunda a sexta-feira das 9h30min ás 12h e das 14h ás 18h30min e aos sábados das 9h ás 14h30min.