9.1 C
Canela
domingo, 06 julho, 2025
spot_img
InícioEducaçãoCanela inicia mobilização para captar Campus do IFSUL

Canela inicia mobilização para captar Campus do IFSUL

spot_img
spot_img

Durante audiência pública realizada no Cidica autoridades e entidades manifestaram apoio para atrair unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense!

O primeiro passo foi dado para que o município de Canela receba um Campus do IFSUL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense. A vinda da instituição para a região depende de uma série de fatores e articulações como a mobilização da comunidade local. E esse pré-requisito foi cumprido com maestria por Canela, durante evento realizado na manhã da última sexta-feira (22), no Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela. Capitaneado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, o ato contou com a participação de diversas entidades, além de autoridades municipais, estaduais e federal.

A solenidade iniciou com uma bela apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco e na sequência o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, deu início aos trabalhos. “A necessidade de qualificarmos a mão de obra local é um apelo do empresariado e um problema apontado em diagnóstico contratado pela administração. Ao mesmo tempo tivemos um crescimento significativo da população jovem do nosso município. E o IFSUL pode ser a ferramenta de transformação desta realidade, pois trata-se de uma instituição com credibilidade, que contribui para o desenvolvimento regional em todos os locais onde atua”, avalia o secretário Luciano Melo.

A mesa principal do evento foi composta pelo prefeito Constatino Orsolin, pelo deputado Federal Pompeo de Mattos, pela vereadora Carmen Seibt representando o Legislativo canelense, pela secretária Municipal de Educação, Janete da Silva Santos, pelo presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, Maurício Boniatti e pelo reitor do IFSUL, Flávio Nunes, que apresentou a instituição aos presentes. “Nossa proposta é oferecer uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, por meio de cursos técnico e de nível médio e superior, qualificando as pessoas para enfrentarem o mercado de trabalho”, comentou Flávio.

ARTICULAÇÃO EM BRASÍLIA

O IFSUL já conta com 14 campus e mais de 60 polos espalhados pelo Estado, oferecendo mais de 164 cursos técnicos e superiores. O deputado Federal Pompeo de Mattos, integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, colocou-se à disposição para auxiliar Canela e o Instituto nas articulações em Brasília. “A educação emancipa, liberta e qualifica! Canela precisa disso e tem o que oferecer em contrapartida, inclusive por sua localização regionalizada e por toda estrutura disponível para que aqui o Instituto Federal se estabeleça. Estamos juntos nesta luta e vamos abrir janelas e construir pontes lá em Brasília para que isso aconteça”, afirmou o deputado Pompeo de Mattos.

Já o prefeito Constantino Orsolin anunciou que o município possui um terreno, de fácil acesso no Distrito Industrial, que poderá ser destinado para a instalação do campus. “A vontade se tem e essa mobilização mostra que Canela realmente quer o IFSUL! No próximo mês vamos à Brasília participar da Marcha dos Prefeitos e vamos levar essa pauta ao Ministério da Educação e as bancadas, independentemente de partidos políticos”, comentou Orsoin.

MOÇÃO DE APOIO

O secretário Luciano Melo recebeu uma Moção de Apoio da Câmara de Vereadores de Canela e ouviu um depoimento emocionado de um estudante canelense. “Estou muito feliz com esta possibilidade! Queremos ingressar no mercado de trabalho, mas realmente falta conhecimento em certos casos. Precisamos de oportunidades e acesso a cursos profissionalizantes para darmos continuidade nas nossas vidas”, disse Adrian Rafael da Silva Santos, que frequenta o Centro Social Padre Franco. Representando a Casa Civil do Governo do Estado esteve presente na solenidade o assessor Gilberto Cezar. “Acredito que alcançamos nosso objetivo nessa audiência pública, defendendo os interesses e os direitos da nossa comunidade em uma causa tão importante e nobre como essa que envolve a educação”, concluiu Luciano Melo. Antes de encerrar o evento, de forma unânime, todos presentes sinalizaram positivamente para que Canela de continuidade no trabalho de captação do Campus da IFSUL.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | O Centro Esportivo Gramadense deu mais um passo importante rumo à classificação no Campeonato Gaúcho Série A2. Na tarde deste sábado (5), a equipe foi até o Litoral Norte do Estado e venceu o Real, em partida...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Um grave acidente registrado na tarde deste sábado (05), por volta das 16h30, resultou na morte de duas pessoas nas dependências do Parque Mátria, também conhecido como Parque das Flores. As vítimas estavam em...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade