CANELA | As primeiras gestantes beneficiadas pelo programa Mãe Gaúcha, do governo do Estado, em Canela, receberam os enxovais dos bebês nesta quarta-feira, dia 30, em cerimônia simbólica no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação (Cidica). Aproximadamente 20 mamães receberam os kits neste primeiro momento, por atenderem aos requisitos estabelecidos, como estar com pelo menos 28 semanas de gestação, realizar o pré-natal em uma unidade básica de saúde do município, estar inscrita no CadÚnico e receber Bolsa Família.
Canela recebeu 88 kits de enxoval pelo programa, sendo o primeiro entregue à Joselaine da Silva. Eles são compostos por cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodys, culotes, meias e uma bolsa maternidade. Estes itens são considerados essenciais para uso pelo bebê nos primeiros meses de vida após o nascimento.
Durante a cerimônia, o médico ginecologista da rede municipal, Jeferson Nunes, falou às novas mães sobre a importância da Caderneta da Gestante, em que está registrado todo o histórico de consultas e demais atendimentos da mulher, além de detalhes sobre a necessidade de que todas elas passem por, pelo menos, seis consultas pré-natais e realizem ao menos três ultrassons. O profissional também esclareceu sobre o direito da gestante ser acompanhada nos atendimentos e durante o parto, o que está previsto em lei.
Participaram da entrega dos enxovais a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Carmen Seibt, a adjunta da pasta, Solange Aguiar, o presidente da Câmara, vereador Felipe Caputo, e demais secretários municipais adjuntos.