O Cidica – Centro de Inovação e Desenvolvimento Integrado de Canela foi o local de encontro para uma reunião na manhã de quarta-feira (16), entre o prefeito Constantino Orsolin, o presidente da Câmara de Vereadores Alfredo Schaffer, a empresária Any Brocker Boeira e o secretário Extraordinário de Parcerias do Governo do Estado, Leonardo Busatto. Na pauta do encontro estava a necessidade de implantação da pavimentação asfáltica e uma rotatória em um trecho entre a RS-466 (Estrada do Caracol) até a divisa com o município de Gramado.
O projeto executivo para a obra, elaborado pelo engenheiro Noecir Martins, da empresa NMAC Serviços Técnicos de Engenharia, já está aprovado junto a EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias e foi apresentado oficialmente aos representantes do Estado, Prefeitura e do Legislativo canelense. O investimento previsto é de R$ 1,3 milhão. O prefeito Constantino Orsolin ressalta que esta é uma obra importante para a mobilidade urbana da região e colocou-se à disposição para auxiliar naquilo que for necessário. “É uma alternativa para desafogar o trânsito na rodovia Canela e Gramado nos períodos de grande movimentação turística”, avalia Orsolin.
INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO
Já a empresária Any Brocker Boeira, que solicitou a elaboração do projeto, lembra que a região do Caracol está recebendo grandes empreendimentos turísticos e que o volume de veículos circulando pelo trecho deve aumentar consideravelmente. “Além de incentivar o crescimento econômico das comunidades atendidas, priva pela segurança dos moradores, trabalhadores e turistas”, destaca Any.
A implantação de uma rotatória no trecho também beneficiará a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, que fica próxima ao local. O secretário Extraordinário de Parcerias do Governo do Estado, Leonardo Busatto, compreendeu a importância da obra e afirmou que dará andamento ao projeto junto aos órgãos competentes.
Foto: Rita Souza