O Ministério da Saúde divulgou que a vacinação contra a gripe em 2022 vai acontecer entre 4 de abril e 3 de junho.
O Dia D, em que ocorre uma grande mobilização nacional e um incentivo para que as pessoas tomem a dose, está marcado para 30 de abril.
A imunização acontecerá em duas etapas. A primeira, entre 4 de abril e 5 de maio, terá como prioridade idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área de saúde.
A segunda, a partir de 3 de maio, será aberta para os demais integrantes dos públicos-alvo (confira a baixo a relação).
A Secretaria de Saúde de Canela informa que a imunização acontecerá em todas as unidades de saúde das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e é necessário apresentar cartão do SUS ou CPF.
A enfermeira Magali Dell Valle Cavinatto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Canela, esclarece que a vacinação contra a gripe é extremamente importante, tendo como principal objetivo prevenir o surgimento de complicações e mortes em decorrência da influenza, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis a doença, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
A vacina distribuída este ano pelo Ministério da Saúde (MS) será a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. As cepas que compõe a vacina que será aplicada em 2022 levaram em consideração os dados da circulação dos vírus e a recomendação da Organização Mundial de Saúde para a composição do imunobiológico. Desta forma, a vacina será composta pelas cepas da influenza A (H3N2) Darwin; influenza A (H1N1); e influenza B.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2022 será dividida em duas etapas:
Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)
– idosos com 60 anos ou mais;
– trabalhadores da saúde;
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes e puérperas;
– Indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Influenza (gripe)
A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela. Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários.
A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.
Campanha contra o sarampo vai vacinar crianças até 4 anos e trabalhadores da saúde
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo também será realizada em duas etapas:
Primeira etapa (entre dias 04 e 30 de abril): vacinação dos trabalhadores da saúde. Além da vacinação do sarampo será atualizado o calendário vacinal dos trabalhadores.
Segunda etapa (entre dias 02 de maio e 03 de junho): vacinação de crianças de seis meses até quatro anos de idade.
Sarampo e as coberturas vacinais
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.
A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.
Vacinação infantil
Tendo em vista que neste momento as crianças estão sendo vacinadas contra a Covid-19, a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Covid-19 neste público.
Os pais devem dar prioridade para vacinar seus filhos primeiros contra o coronavírus. A dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo podem ser aplicadas simultaneamente 15 dias depois.
Para os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias.
As vacinas contra a Covid-19, contra a gripe ou demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo.