Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Crianças e Adolescentes começa no dia 8

0
49

O Ministério da Saúde promoverá no período de 8 de agosto a 9 de setembro de 2022, sendo o dia “D” de mobilização nacional 20 de agosto de 2022, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade).

A vacinação contra a poliomielite e a multivacinação têm como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, assim como oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público- alvo para todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), elevar as coberturas vacinais e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação de doenças. O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade e para a multivacinação, os menores de 15 anos.

Publicidade

A meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos abrir as portas para doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, disse a enfermeira Magali Dell Valle Cavinatto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Canela.

DIAS DA VACINAÇÃO

As unidades de saúde dos bairros Canelinha, Leodoro de Azevedo, Santa Marta, São Luiz e a Unidade Central estarão atendendo o público-alvo as segundas, quartas, quintas e sextas- feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
A documentação necessária é a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS inscrito em Canela.
As TERÇAS as unidades funcionam apenas com a vacinação covid.

TRABALHO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Nesta campanha a Secretaria de Saúde com apoio do Rotary Club realizará vacinação da pólio, mediante agendamento, nas escolas de educação infantil da rede pública e privada. As unidades de saúde entrarão em contato com as instituições na próxima semana.

Foto: Tomaz Silva/AGÊNCIA Brasil

Publicidade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.