A Administração Municipal promoveu mais um encontro com a comunidade dentro do Programa Canela Participa, na noite de quinta-feira (1º), na Capela Católica da localidade Bugres, para entregar oficialmente uma importante obra que já impacta diretamente na rotina dos produtores rurais. A Secretaria de Obras executou a ampliação de 3,6 Km da rede de água, proporcionando que mais 64 famílias recebam água encanada diretamente nas suas propriedades.
O prefeito Constantino Orsolin conduziu a reunião e destacou a importância dos investimentos no interior para fortalecer a agricultura familiar. “Nosso governo está proporcionando melhorias nos quatro cantos do município, levando mais infraestrutura para as comunidades e aplicando recursos em diversas áreas. Temos o compromisso em manter as estradas bem conservadas e em breve a iluminação a led também chegará aqui no interior”, afirmou Orsolin, lembrando que a Secretaria de Turismo está desenvolvendo um projeto para consolidar roteiros de cicloturismo e turismo rural.
O investimento para ampliação da rede de água nas localidades Bugres e Morro Calçado foi de R$ 89.076,55 em materiais, além da mão de obra e maquinário disponibilizado pela Secretaria de Obras. O secretário titular da pasta, Marcelo Savi, aproveitou a reunião para agradecer a dedicação de toda sua equipe. “Os servidores entenderam a importância desta obra e dedicaram-se com total profissionalismo para concluir os trabalhos o mais rápido possível. Foi emocionante e extremamente satisfatório ver a água jorrando com força ao chegar nas propriedades. Nossos agricultores merecem!”, comentou o secretário Marcelo Savi.
CONSUMO CONSCIENTE E ESTRUTURA PARA ARMAZENAMENTO
O presidente da Associação de Moradores das localidades Bugres, Morro Calçado e Rancho Grande, Carlos Schillreff, esteve presente no encontro e fez um apelo à comunidade local. “Lutamos tanto por esta água e agora que ela chegou, vamos utilizar de forma consciente no uso doméstico. Assim, em um futuro próximo, outras famílias também poderão ser beneficiadas”, ressaltou Carlos.
O técnico extensionista da Emater/RS, Alexandre Meneguzzo, também participou da reunião e falou sobre a intenção de trabalhar projetos junto com os agricultores para possibilitar o armazenamento de água de forma sustentável. “Existem diferentes modelos de cisternas para captar água, seja para utilização nas residências ou propriedades. Vamos analisar com os próprios produtores qual a forma mais adequada e viável em cada propriedade”, disse Meneguzzo.
Foto: Taís Berti