5.6 C
Canela
domingo, 24 agosto, 2025
spot_img
InícioSegurançaBrigada Militar lança Patrulha Maria da Penha

Brigada Militar lança Patrulha Maria da Penha

spot_img
spot_img

Nesta quinta-feira (30), a Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1ºBPAT), lança na Região das Hortênsias a Patrulha Maria da Penha.

O objetivo do trabalho que se inicia é apoiar à mulher vítima de violência e também o fortalecimento das ações de fiscalização das medidas protetivas de urgência, dessa forma contribuindo para o desenvolvimento pessoal das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Gramado e Canela serão as primeiras cidades a receber o trabalho.

A ideia do comando do 1º BPAT era começar os trabalhos da nova patrulha ainda no mês de março, através de um seminário com palestras sobre prevenção à Violência Doméstica e Família e ainda, com relatos de pessoas que trabalham em cidades que já desenvolvem este trabalho. Ocorre que com a pandemia do Covid-19, o seminário não pode ser realizado. “A Patrulha Maria da Penha inicia hoje os trabalhos e iremos, tão logo passe essa fase, realizar um encontro para marcarmos oficialmente esse importante trabalho em nossas comunidades”, destaca o Major André Lima da Silva, comandante do 1º BPAT .

Inicialmente o trabalho abrange as cidades de Gramado e Canela, mas na sequência será expandido para o município de Igrejinha.

A Patrulha Maria da Penha é formada por Policiais Militares treinados especificamente para dar apoio e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas, atuando na fiscalização ativa e especializada referentes as ocorrências registradas e encaminhadas pelo Poder Judiciário.

A fiscalização e adoção de providências serão realizadas no sentido de que a Patrulha Maria da Penha cumpra alguns requisitos. O acompanhamento é realizado através de visitas domiciliares, formando um elo e estabelecendo um canal de comunicação a ser utilizado entre os órgãos. Inclusive mantendo contato com representantes de outros órgãos públicos que integram a Rede de Atendimento à Mulher, para quando necessária alguma intervenção específica.

Major André destaca ainda a importância da nova atividade realizada no Batalhão: “Trata-se de um programa Institucional da Brigada Militar, com a finalidade de contribuir para a diminuição dos índices criminais atinentes à violência doméstica contra a mulher”.

Foto: Angelo De Zorzi
spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Na noite de sexta-feira (22), por volta das 18h20, os Bombeiros municipais de São Francisco de Paula foram acionados para combater um incêndio de grandes proporções em uma residência localizada na Rua Alberto de...
GRAMADO | Após 11 dias dedicados à celebração da sétima arte, o Festival de Cinema de Gramado encerra sua 53ª edição neste sábado, 23 de agosto. Considerado um dos mais importantes eventos audiovisuais da América Latina e o maior...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img