14.2 C
Canela
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasAnimais robôs são reais!

Animais robôs são reais!

Publicidade

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


No bate papo de hoje, gostaria de abordar um assunto bem atípico, os “animais” robôs!
Longe de parecerem animais reais, estes artigos tem lotado a internet com cada vez mais vídeos demonstrando seus recursos e habilidades, mas, até onde vão as capacidades destes “bichinhos” hitech?

Publicidade


É sobre isso que vamos falar! A seguir vemos alguns exemplos bem legais.

Publicidade

BionicAnts

Se você é mais experiente, como eu, certamente vai lembrar da Formiga Atômica, um popular desenho na década de 80 em que o protagonista era uma formiguinha com poderes especiais. Então, esta aqui não tem nada a ver com ela (risos).
Com aproximadamente 13cm de comprimento, a Festo, uma empresa alemã de robótica, resolveu buscar na natureza ideias para seus projetos e, eis que desta busca surge esta maquininha aí de baixo.

Com comportamento cooperativo baseado na forma de comunicação das formigas e uma anatomia quase delicada, a Festo desenvolveu estes equipamentos com sistema de controle individual, com divisão de trabalho inteligente e uma superficial capacidade autônoma de tomar decisões. O sistema ainda conta com sensores de posicionamento, geolocalização e um recurso que permite que elas voltem para base quando a bateria está em vias de acabar.


Bem diferentes das nossas queridas orgânicas, estas ainda não têm a capacidade de levantar grandes pesos, tão pouco constroem ou se multiplicam como os insetos.
Digo isso por que já existem mecanismos eletrônicos capazes de se desenvolver e, pasmem, se multiplicar, mas, isso é conversa para outro post.


eMotionButterflies


Não só de formigas vive a Festo, ela também fabrica borboletas! Equipadas com câmeras que captam suas posições e enviam as informações para um data center, estas maravilhas tecnológicas, são capazes de voar alinhadas e de forma coordenada.
Em termos de desenvolvimento, o funcionamento delas representa um avanço na construção de equipamentos autônomos e com materiais cada vez mais leves, pois, são desenvolvidas usando servo motores minúsculos e uma fibra muito parecida com papel seda.


Obviamente, com matérias primas tão sensíveis e leves, sua autonomia no ar é de apenas alguns minutos e não alcançam grandes distâncias ou altitudes.
Mesmo assim, vamos combinar, são muito bonitas, concordam?

Eelume Vehicles


Parece uma cobra, mas é apenas um veículo da empresa Eelume Vehicles.
Projetado para permitir a locomoção em lugares não acessíveis ao ser humano, estes equipamentos tem como maior característica a flexibilidade e a troca de peças, fornece a possibilidade de agir com diferentes finalidades como limpar estruturas submersas, desentupir dutos, se movimentar por escombros ou matas muito densas.


Equipado com luzes e câmeras na cabeça o equipamento é versátil e resistente em diversos cenários. Além disso, algumas características chamam muito a atenção, como ter sido projetado para passar longos períodos submerso e a autonomia para percorrer longas distâncias.

SpotMini


Pra finalizar nossa lista vamos falar do astro da Boston Dinamycs, o SpotMini.
Segundo a própria empresa, ele é o robô mais silencioso já fabricado. Pesando apenas 27 quilos ele pode operar por cerca de 90 minutos com a carga de bateria completa.
Com a opção de ser equipado com um “braço”, esta engenhosidade está sendo inclusive cogitada para fazer parte de missões de exploração em Marte.

O robô, por incrível que pareça, é vendido comercialmente desde 2019 e, de desarmar bombas a entregar correspondências este carinha é capaz de quase tudo. O controle deste brinquedinho é feito através de um app para tablet e ele pode ser programado, de forma simples e rápida, para executar tarefas cotidianas e repetitivas.
Com patas emborrachadas e mecânica similar a de quadrúpedes em geral, ele possui sistema de reequilíbrio, capacidade de carga para até 14 quilos e anda bem em terrenos como cascalho, grama e até consegue subir escadas!
Lindão ele né?

Bom meus queridos amigos, por hoje vamos ficando por aqui!
O que acharam da matéria de hoje? Comenta aí!
Tem alguma sugestão de assuntos para os próximos posts, manda também.

Um grande abraço e até quarta!

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.