17 C
Canela
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeAlívio e esperança marcam início da vacinação de idosos em Gramado

Alívio e esperança marcam início da vacinação de idosos em Gramado

Publicidade

Passava um pouco das 8h30 desta sexta-feira (11), quando Ayrton Augusto Bender, de 86 anos, recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac destinada para os idosos de 85 anos ou mais, os chamados “superidosos”. Dirigindo seu próprio automóvel, o aposentado da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEE), chegou no Centro de Saúde da Vila Olímpica, na Várzea Grande, por volta das 4 horas da manhã. “Isso aqui valeu uma vida. É o começo de uma vida aos 86 anos”, comemora.

Viúvo há cerca de um ano, Ayrton reside sozinho em seu apartamento localizado na região central de Gramado. “Desde março que fiquei confinado em apartamento e agora tenho saído de casa pouquíssimas vezes. Cansa e irrita. Meus filhos eram responsáveis por fazer as compras e eu por cozinhar minha própria comida”, conta o idoso. Questionado sobre a vacinação, Ayrton espera que toda a população seja imunizada. “Uma oportunidade que o governo deu para os idosos acima de 85 anos. Espero que todos sejam atendidos assim como eu”, disse.

Publicidade

Para o filho de Ayrton, Alexandre Augusto Bender, de 57 anos, os cuidados devem ser mantidos mesmo após a vacinação. “Acredito que essa vacina é uma nova perspectiva não só para Gramado, mas para o país e o mundo inteiro. Acho que as pessoas precisam ter uma disciplina, não vamos parar de usar as máscaras, parar de usar o álcool gel ou os cuidados com a higiene, mas é uma situação que vai reforçar de sobremaneira a nossa sobrevivência”, destaca.

Publicidade

As pessoas com 85 anos ou mais podem ser imunizadas em dois locais, na Vila Olímpica, na Várzea Grande, até o meio-dia, e no Expogramado, às 13h30. Para receber a vacina, o idoso deverá, presencialmente, apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gramado, documento com foto original e o CPF. As doses serão oferecidas por ordem de chegada. Para a imunização dos idosos, a Secretaria de Saúde disponibilizou 375 doses da CoronaVac, sendo 150 na Vila Olímpica e 225 no Expogramado.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
O destaque foi o lançamento do mais novo curso, o inédito Curso de Mascotes.CANELA - Aconteceu na quarta feira (27), um evento de prestação de contas e apresentação dos resultados, do trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Desenvolvimento e...
GRAMADO - Na tarde desta quinta-feira, 28, o Gramadense viaja até o sul do Estado para seu segundo compromisso pelo Gauchão Sub-17. Em Pelotas, o CEG enfrenta a equipe do Progresso, no CT Rubro Negro, a partir das 15...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.