A Academia de Saúde de Gramado está em novo local, desde a semana passada: ao lado do Postão, na Rua Ernesto Volk, no Centro da cidade. Até então funcionava numa sala no Ginásio Perinão. Em função da pandemia, o atendimento presencial está suspenso, devendo ser retomado a partir do dia 11 de janeiro, de forma gradual e liberado em etapas.
Até o início deste ano 200 alunos estavam cadastrados nas aulas presenciais, desde adolescentes até idosos (sendo estes cerca de 80%). Devido à pandemia do novo Coronavírus, as atividades foram suspensas e até o momento, acontecem de maneira remota, através de vídeos enviados aos alunos via WhatsApp semanalmente.
PATOLOGIA OU RESTRIÇÃO
A grande maioria dos usuários possui alguma patologia crônica ou restrição ósseo/muscular e depende da prática de atividade física regularmente para tratamento e prevenção de complicações de saúde. Diversas doenças que acometem grande parte da população como diabetes, hipertensão, dislipidemias, doenças cardiovasculares, artrite, artrose, entre outras, tem como parte indispensável do seu tratamento a prática de exercício físico assistido por profissional adequado.
COMO SE INSCREVER
Para se inscrever é necessário ter passado por avaliação médica de qualquer rede (SUS, plano ou particular) autorizando a prática de atividade física com tempo máximo de 1 ano. Esse atestado de liberação deve ser entregue diretamente no novo endereço da Academia Municipal da Saúde: Rua Ernesto Volk, 300 (ao lado da Farmácia Municipal). Não será mais permitida a entrega dos atestados no balcão da Vigilância em Saúde, local onde está sendo evitada a grande circulação em função do Covid-19.
O atendimento será por agendamento, com no máximo duas pessoas por vez. E está liberado apenas para os usuários que já estavam cadastrados na academia em 2020, com idade entre 18 e 60 anos e até uma comorbidade.
MAIS INFORMAÇÕES
Devido a situação epidemiológica do município no que diz respeito à Covid-19, por ora, não serão mais aceitos novos usuários. Lembramos que os protocolos podem ser alterados ou suspensos a qualquer momento, respeitando decretos e legislações estaduais e municipais vigentes. O uso de máscara, distanciamento e ações de higienização conforme decretos estaduais são obrigatórios e devem ser respeitados. Em caso de dúvidas, estas serão esclarecidas pelo telefone (54) 98402-0396.