“Para todas as realizações há um momento certo; existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu”.
Eclesiastes 3.1
Estimado leitor,
O Senhor de todas as coisas criou o mundo em um período denominado tempo e facultou ao homem o direito de usufruí-lo desde o instante em que se inicia sua vida já no útero materno.
O versículo desta semana faz parte do Livro Bíblico de Eclesiastes e, em síntese, afirma que não existem coincidências porque há um objetivo, um propósito em relação a tudo o que acontece em nossas vidas e que escapam ao nosso controle. Este versículo também diz que existe um momento certo, oportuno para cada acontecimento se manifestar.
O homem, entretanto, acredita que tem poder sobre o tempo e sobre os acontecimentos. Somente através das suas vivências, ele se dá conta em determinada etapa da sua vida que se trata de mera ilusão. Aprender com o que nos acontece e amadurecer através das experiências é o que mereceria importância.
Muito se fala sobre o tempo através dos séculos sob diferentes enfoques: científico, histórico, poético, futurístico, etc… . O tempo não para, é inexorável.
Devemos nos concentrar em viver o tempo presente com sabedoria, desvinculando-se do passado e sem a ansiedade do futuro, que ainda não existe. Somente podemos viver o presente, o instante chamado “agora”. E vivê-lo com integridade, virtude, ética, amor, cuidado com si próprio e com o próximo, esforçar-se para viver a vontade de Deus ser nosso “norte”.
Sabemos que não existem aquelas míticas “máquinas do tempo” que retrocedem (passado) ou avançam (futuro) em relação ao momento presente como víamos naqueles filmes holliwoodianos, mas a grande maioria da humanidade alimenta (para seu próprio prejuízo) a vontade de viver em tempos diferentes que o hoje.
Viva com sabedoria seu tempo presente, pois se trata de uma dupla alegria: o da experiência por si própria e da própria consciência (implantada por Deus na criação do homem) que aprova suas ações.