“E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”   

Filipenses 4.7

Prezado Leitor,

Somos gerados, nascemos, crescemos conforme a educação que nossos pais, a escola e a sociedade nos apresentam. E o processo de aprendizagem, assimilação e cultivo dos valores ocorrem neste período, que inicia na tenra infância e se estende até chegarmos à vida adulta. Vivemos e aplicamos conceitos em nosso cotidiano que estão intrinsicamente ligados à bagagem de conhecimento adquirida e experienciada. E dentre estes conceitos quero hoje falar sobre a paz.

Conforme o dicionário da língua portuguesa, a palavra paz significa a relação entre pessoas que não estão em conflito ou a ausência de problemas ou de violência. Este é o conceito comum a toda humanidade. Países fazem tratados de paz depois de um período bélico, pessoas fazem as pazes depois de um desentendimento, grupos sociais chegam a um acordo pacífico com o governo do seu país são alguns exemplos que ilustram bem o significado que temos para este vocábulo – e ele é positivo, necessário à convivência humana.

Porém, meu objetivo nesta semana é abordar sobre uma paz diferente, que não é gerada pelo sentimento ou intenção humana. Quero falar sobre a paz que vem do Reino de Deus, aquela que, como diz o versículo bíblico em apreço, ultrapassa o entendimento (humano), pois não provém dele. Ela vem do Céu onde habita o Deus todo-poderoso, o Rei do universo que criou os céus e a terra.

E a boa notícia que eu tenho para compartilhar com você é que a paz celestial está à disposição daqueles que querem conhecê-la, senti-la e praticá-la! Fará um bem enorme ao seu coração, blindando-lhe de toda sorte de sentimentos nocivos à alma que nos fazem adoecer e reagir de forma negativa. É uma sentimento de plenitude, de carinho e serenidade. E para receber a paz divina você precisa estabelecer um relacionamento com o Senhor através da oração e da meditação sobre as Sagradas Escrituras. Busque aprofundar seu relacionamento até ter intimidade com seu Criador. E a paz que Ele lhe fará sentir mudará seu comportamento, seu modo de se relacionar com as pessoas e consigo próprio, e sua vida como um todo! Esta é a paz que o mundo não pode lhe proporcionar, pois sua fonte é celestial!