“Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou os filhos de Israel.”
Josué 1.2
Estimado leitor,
O texto bíblico em apreço desta semana faz referência a quando Moisés morreu e Deus escolhe diretamente seu sucessor dentre o povo – Josué. A missão deste servo de Deus não era nada fácil, pois a ele foi incumbida a missão de liderar o povo hebreu, conduzindo-o à terra prometida Canaã. Josué se tornou um autêntico líder através das experiências e das lições que recebeu do Senhor, tendo cumprido sua tarefa com êxito!
Quando falamos de liderança, logo vem à mente exercer uma função em uma empresa como chefes. Mas liderança vai muto além disto! Na verdade, todos nós lideramos alguma área de nossas vidas, mesmo que não tenhamos consciência disto – seja na família, em nosso ambiente de trabalho ou na Igreja em que congregamos.
A teoria de que algumas pessoas já nascem com a característica da liderança (dom inato) e outros não (e portanto nunca serão líderes) não é correta. Como qualquer outra qualificação, é possível se tonar um líder efetivo através de cursos e treinamentos postos em prática para o aperfeiçoamento contínuo desta atividade.
Contudo, o mundo atual carece de verdadeiros líderes! E líderes que sejam éticos, honestos e que tenham o sincero desejo de ajudar seus liderados. É preciso haver um despertamento coletivo para a importância de haver mais líderes com estas qualificações para a sociedade global – teremos assim células sociais (lares, empresas, escolas, etc…) mais saudáveis, com pessoas sadias com seus potenciais desenvolvidos;
Acredite que você pode ser o líder que sua família esteja necessitando ou em seu trabalho (neste caso, você não precisa ocupar uma posição de chefia), para que em equipe todos sejam vitoriosos e possam amadurecer como seres humanos. O ponto de partida é ser líder de si próprio de forma genuína, para depois estar apto a liderar outras pessoas. Para refletir: em que área da sua vida você atualmente exerce papel de líder? Que ações práticas você pode tomar para ser um líder melhor? Que importância você dá à liderança?