16.3 C
Canela
terça-feira, março 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioEvento51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis celebra o Bicentenário da...

51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis celebra o Bicentenário da Imigração Alemã

Publicidade

Programação especial alusiva aos 200 Anos da chegada dos imigrantes ocorre de 25 a 28 de julho.

Publicidade

NOVA PETRÓPOLIS – Há 200 anos, os primeiros imigrantes alemães chegavam ao Brasil para colonizar esta terra. O legado destes pioneiros, mantido até os dias de hoje, é a temática da 51ª edição do Festival Internacional de Folclore. Para comemorar o Bicentenário, o evento promove uma programação especial de 25 a 28 de julho.

No dia que marca essa comemoração, 25 de julho, haverá uma edição especial da oficina “Panelas da Diversidade”, com a produção de cucas alemãs, às 15h15min, na Rua Coberta, e às 17h15min, no Palco da Diversidade, será exibido o documentário “O Caminho de Hans”. Às 19h, o Espaço Sicredi Nova Petrópolis será cenário do “Prost: As peripécias da Colônia”, um momento que reunirá a comunidade em uma roda de conversa para ouvir as histórias da imigração e da colonização. O momento é aberto ao público e conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira.

Ainda na quinta-feira, dia 25, o Parque Aldeia do Imigrante terá uma programação especial para celebrar a data, das 9h às 17h, com culto, inauguração de monumento, programa da Rádio Imperial “Origens Germânicas”, almoço festivo (por adesão), bandinha típica, grupos de danças, programa “Gaúcha +”, da Rádio Gaúcha, com a presença dos jornalistas Leandro Staudt e Paulo Germano, e show com a Super Banda Hopus e o lançamento da música “Já faz duzentos anos”, alusiva aos 200 Anos de Imigração. Excepcionalmente nesse dia, o Parque estará com ingresso liberado para todos os visitantes. Coloque seu traje e prestigie a programação. Os visitantes que estiverem de traje típico receberão um vale chopp pilsen 300ml de cortesia.

Na sexta-feira, 26 de julho, a oficina Mãos da Diversidade oportuniza ao público aprender sobre uma das relíquias da cultura germânica: a pintura Bauer. Também conhecida como Bauernmalerei, a técnica representa um estilo de artesanato rústico alemão que remonta ao século XVII. A pintura camponesa é caracterizada por pinceladas livres e espessas, com temas florais e animais, além de traços de branco e fundo patinado. As delicadas flores e folhas dessa técnica podem ser aplicadas em diferentes peças, tornando-as únicas e encantadoras. A inscrição para a oficina está disponível no Instagram do evento, no destaque “Oficinas”. Acesse www.instagram.com/festivaldefolclorenp e confira.

No sábado à tarde, o Espaço Sicredi Nova Petrópolis recebe estudiosos dos antepassados no “Sementes germânicas, frutos brasileiros”. No dia 27 de julho, a partir das 16h, a doutora em história, Isabel Cristina Arendt e o jornalista Leandro Staudt apresentam a saga dos imigrantes e os legados da imigração no nosso cotidiano. A atividade é aberta ao público, tem entrada franca e conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira.

O domingo, 28 de julho, irá enaltecer o legado da música. Às 10h30min, será realizada a cerimônia de celebração da Lei das Bandinhas, que reconhece a importância cultural e histórica do estilo musical no Rio Grande do Sul, no Palco da Diversidade. Das 11h às 12h, os locutores da Rádio Imperial FM e a Bandinha Típica “Cris & Amigos” irão colocar a festa no ar com o programa “Festival de Bandinhas” ao vivo do evento. Para fechar o fim de semana de programações alusivas aos 200 Anos da Imigração Alemã, os Coros Masculinos e Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis irão protagonizar o “Vozes do Bicentenário” no palco da Rua Coberta, a partir das 20h15min.

A programação completa do 51º Festival Internacional de Folclore está disponível no site oficial do evento, www.festivaldefolclore.com.br/programacao. Acesse as redes sociais do evento para acompanhar a cobertura oficial e conferir as atrações.

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil.

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | A Polícia Civil de São Francisco de Paula prendeu, na tarde desta segunda-feira (24/03), um homem investigado por um...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos do dia são: Copa Gramado de Futsal, Evento Capacete Rosa, Seleção Brasileira, Terceirona...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.