Os moradores da colônia e da área urbana de Gramado confraternizaram com os turistas de todo o Brasil e até do exterior, durante os 18 dias da 31ª Festa da Colônia – Unindo Origens, Celebrando Tradições, que ocorreu entre 28 de abril e 15 de maio no Complexo do Expogramado. A festa cumpriu com o seu compromisso de aproximar os colonos do turismo, através da gastronomia, apresentações artísticas e competições tradicionais no interior do município. Mais de 200 mil pessoas prestigiaram evento, número abaixo do esperado em consequência do clima adverso registrado durante o evento.
A Festa da Colônia, que valoriza as principais etnias que contribuíram para o desenvolvimento de Gramado (alemães, italianos e portugueses), reuniu as agroindústrias que comercializaram e divulgaram seus produtos como vinhos, sucos, geleias, embutidos, queijos, iogurtes, biscoitos, entre outros. A gastronomia alemã e italiana esteve presente através de dois restaurantes e um café colonial, além de sete biers. Cabe destacar, ainda, os fornos que possibilitaram que os visitantes conhecessem o processo de produção de pães e cucas. O destaque das vendas foram os pãezinhos recheados com linguiça e queijo.
A cultura teve uma valorização grande, com a Escolinha Rural e o retorno do espetáculo Origens, ausente da Festa por seis anos, que mostrou a história de Gramado e da Festa da Colônia através de um show que uniu teatro, música e dança, além, do belíssimo Desfile de Carretas. Nesta edição também foram retomados os Jogos Rurais, que reuniram mais de 500 competidores em torno de mesas de carteado (canastra, 3 Setes e 66) e uma cancha de bocha (competições no masculino e feminino).
Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, “esta edição alcançou números significativos de público e vendas. Isso mostra a aceitação deste evento, destacando as nossas origens, os ganhos financeiros para a nossa população do interior e a alegria que todos levam deste grande evento turístico”.
A presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, afirma que “dá um pouquinho de tristeza após o encerramento da festa, que é o entrelaçamento entre o interior e a cidade, o reencontro entre tantas famílias que acontece aqui na Festa. No ano que vem estaremos com uma festa ainda, melhor, com mais atrações e renovada”.
Rosa Helena acrescenta que a retomada de algumas atividades como o Espetáculo Origens, a Escolinha Rural, o Desfile de Carretas e os Jogos Rurais, “têm que ser comemorada este ano”.
A próxima edição da Festa da Colônia está prevista para 27 de abril a 14 de maio de 2023, será a 32ª edição do evento.
Foto: Cleiton Thiele