23.4 C
Canela
sábado, fevereiro 24, 2024
spot_img
InícioEvento12º Festival de Coros de São Chico celebra a música brasileira em...

12º Festival de Coros de São Chico celebra a música brasileira em evento gratuito

Publicidade

Encontro acontece no dia 4 de novembro e traz 5 coros convidados além do Coro Municipal de São Chico

São Francisco de Paula promove o 12º Festival de Coros no dia 4 de novembro. O Coro Municipal de São Chico, que comemora 21 anos de história, sob a regência do Maestro Giovani Costa, convida outros cinco grupos para o evento, que é gratuito e acontece na Igreja Matriz. O repertório apresentado pelo Coros SFP, União, Municipal de Rolante, Tramontina e pelos Grupos UPA! e UPA! Jovem passa por Milton Nascimento, Chico Buarque, Tom Jobim, José Fogaça, Jorge BenJor, Djavan e outros grandes compositores do Brasil, em uma grande celebração da música brasileira.

“A música tem muita história para contar, especialmente a música popular brasileira” relembra o maestro Giovani Costa. Há 21 anos regendo o Coro de São Chico, o maestro é responsável por ajudar a construir a voz, o tom, e também a bossa do grupo, que é reconhecido por dar voz a clássicos da música brasileira como A Banda, de Chico Buarque, Mas que Nada de Jorge BenJor, Sapato Velho, reconhecida por ser interpretada pelo Roupa Nova com composição de Cláudio Nucci e Paulo Tapajós, por exemplo. “A MPB teve importante participação nas mudanças políticas e sociais no nosso país, contribuindo para o cenário de liberdade individual e cultural que temos hoje. No Festival, poderemos aplaudir a criatividade e a expressão individual e também coletiva. Cantar e ouvir canções brasileiras é viajar no tempo através das gerações. Muitas pessoas moldaram suas personalidades ou se sentiram à vontade para expressá-las por conta dos movimentos artísticos oriundos da MPB. Apreciar a música popular brasileira nos dias de hoje, através do movimento coral, é reconhecer toda essa construção e sentir a história em músicas de todos os lugares deste país continental” destaca. 

Publicidade

“A prática de canto coral é uma das mais antigas formas de integração social e precisa ser incentivada e preservada”, relembra o Secretário de Turismo Cultura e Desporto Rafael Castelo Costa. O canto coral está presente na grande maioria das culturas mundiais, o que mostra que esta atividade é social, cultural e humana. No Brasil, a presença do canto coral enquanto agente social pôde ser verificada com a chegada dos jesuítas, mas mesmo nas atividades vocais em grupo dos índios brasileiros e dos africanos trazidos para o Brasil já era possível constatar o canto enquanto prática social-cultural. 

Publicidade

Foto Oficial do Coro Municipal de São Francisco de Paula. Foto: Elica Brenda

Conheça os Coros participantes:

Coro Municipal de São Francisco de Paula

Com o objetivo de difundir a cultura do canto coral, despertar o interesse na comunidade promovendo a integração social, a convivência comunitária, interação com outros coros e a divulgação de São Chico.  O Coro Municipal de São Francisco de Paula, sob a regência do Maestro Giovani Costa, tornou-se um ícone da cultura serrana, levando o nome do município até os mais importantes eventos culturais do Estado.

Coral União

O CORAL UNIÃO, da cidade de Estância Velha, foi criado em 1894 por uma comunidade de imigrantes e descentes de imigrantes alemães no vale do Rio dos Sinos. O Coral possui 129 anos de atividades ininterruptas, dando origem à SOCIEDADE DE CANTO UNIÃO: um clube que se mantém ainda vivo e em plena atividade. Desde 2017, está sob a presidência de Ândreas Mentz e tem como Maestro Martin Alexandre Altevogt. 

Coro Municipal de Rolante

O canto coral é a tradição cultural mais antiga em Rolante, herdada da colonização dos imigrantes alemães que tinham as Sociedades de Canto na maioria das suas comunidades. Originando-se de um pequeno grupo de amigos cantores, para salvaguardar essa herança, o município criou o Coro Municipal de Rolante com o objetivo de manter e difundir o Canto Coral no município e região. O Coro está sob a regência do Maestro Giovani Costa.

Grupo Upa! E Upa! Jovem

O UPA! é um grupo musical que tem a voz como principal instrumento. Fundado em 2009, é formado por 15 integrantes, tem a concepção artística e regência de Federico Trindade e a coordenação de Juliana Figueiredo. O Grupo UPA!, neste ano, lançou o EP “Ao Vivo e Em Cores”, disponível em todas as plataformas digitais, e está se preparando para, em maio de 2024, viajar para a Dinamarca, para realizar a prova de doutorado do Federico nas terras escandinavas.

O Upa! Jovem faz parte do ProjUpa! (Projeto UPA!). O trabalho com o Upa! Jovem se dá por meio de aulas em formato de ensaio, com o objetivo de explorar o uso natural e consciente do corpo, a compreensão grupal e individual sobre a voz, o ouvido harmônico, a percepção espacial e corporal, além de desenvolver habilidades de ritmo, afinação, “blend” e interpretação. 

Coro Tramontina

A Tramontina investe em projetos que promovem o bem estar de seus funcionários, familiares e sociedade em geral. Pensando nisto, formou-se um grupo especial, dedicado à música: o CORO TRAMONTINA. O projeto representa a possibilidade de realizar um intercâmbio cultural, com um grupo inserido no contexto empresarial e que decidiu dar-se a oportunidade de avançar musical e artisticamente em benefício próprio, da empresa e da cultura da sociedade. É um diferencial claro, que permite ao grupo fazer transformações importantes no contexto em que se encontra. Atualmente, os profissionais encarregados de guiar este trabalho são os maestros Pablo Trindade-Roballo, dedicado especialmente ao desenvolvimento do repertório de Música Popular e Alcides Verza no trabalho com o repertório de Música Italiana, Sacra e Folclórica. 

Serviço:

Quando: 4 de novembro às 19h30

Onde: Na Igreja Matriz de São Francisco de Paula (Frederico Tedesco, 93)

Entrada Franca

Videoclipe lançado em 2022 percorreu o Brasil após apresentar interpretação de A Banda, composição de Chico Buarque vencedora do II Festival de Música Popular Brasileira, exibido pela TV Record em 1966. 
Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Evento na Rua Coberta reunirá exposições, gastronomia, cervejas artesanais, brinquedos infláveis e atrações musicais.NOVA PETRÓPOLIS - O Enjoy Nova Petrópolis é a próxima atração do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. O evento ocorre nos dias 23, 24 e...
CANELA - Mais uma exposição de artes visuais está disponível ao público na Estação Campos de Canella – A Rua Coberta de Canela, diariamente, das 10 às 22 horas, até o dia 10 de abril. A realização é da...
GRAMADO - No começo da madrugada desta sexta-feira (23/02), por volta da 01 hora, a Brigada Militar foi acionada na Rua Araçá, no bairro Carniel, para atender ocorrência de ameaça e invasão de domicílio.A vítima relatou que seu primo...
Casa de saúde dos gramadenses apresenta grande evolução no Índice de Desempenho do Prestador (IDP)!GRAMADO - O HASM - Hospital Arcanjo São Miguel foi reconhecido com o Selo Prata no Ciclo de Avaliações da Rede Prestadora de 2023 da...
REGIÃO - A Polícia Ambiental, em ações realizadas nesta quinta-feira (22), atendeu denúncias referente a aves mantidas ilegamente em cativeiro. No mesmo dia ainda socorreu um tamanduá que estava ferido. O primeiro caso ocorreu no município de Rolante onde...
⚽ 𝐆𝐢𝐫𝐨 𝐄𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐨 #24📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Mudança na Secretaria do DMEL, Torneios em Canela, Entrevista com o jogador Paulo Josué e Dupla Gre-Nal.👉 A Coluna tem...
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.