16.8 C
Canela
sábado, abril 5, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSaúdeVó Rosinha é a primeira gramadense a ser vacinada contra o coronavírus

Vó Rosinha é a primeira gramadense a ser vacinada contra o coronavírus

A professora e diretora aposentada, Rosa Witmann Jung, de 94 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Gramado. Vó Rosinha como é conhecida carinhosamente, que reside há quase cinco anos no Santa Ana Residencial Geriátrico, recebeu a dose da CoronaVac em uma cerimônia simbólica realizada às 09h30 da manhã de hoje (20). As doses iniciais serão aplicadas em idosos que vivem nas casas geriátricas e nos profissionais da área da Saúde que atuam na linha de frente de combate a doença.

Publicidade

O secretário da Saúde, Jeferson Moschen descreveu a idosa como uma sobrevivente do coronavírus. “Estamos diante de uma sobrevivente, uma heroína, uma pessoa ímpar na sociedade de Gramado que muito contribuiu e que agora nós temos o dever de fazer por ela. Uma satisfação enorme, cumprimentos a família e ao Lar que muito se dedicou, muito lutou, muito sofreu, mas que na data de hoje está saindo vitorioso. É com muita alegria que estamos realizando a primeira imunização”, disse o secretário durante o início da vacinação em Gramado.

O vice-prefeito, Luia Barbacovi lembrou sobre a importância de a população manter os cuidados e seguir os protocolos definidos pelos órgãos de saúde. “Para Gramado é um momento histórico, é um momento de esperança, estamos dando o primeiro passo para chegarmos ao final dessa pandemia, extinguirmos esse vírus que tem assolado todo mundo. Aqui em Gramado as doses das vacinas virão em etapas, então é muito importante que a população continue se cuidando, se protegendo, seguindo os protocolos da área da saúde. Quando nos cuidamos, estamos também cuidando do próximo”, explica.

A neta da vó Rosinha, Susana Jung Fleck revela que com a imunização a família respira aliviada. A idosa foi diagnosticada com a doença em setembro, mas não foi necessária a internação. “De fato é um momento muito aguardado por todos da família. Estamos felizes pela vacinação iniciar pela vó. A vó é merecedora dessa primeira dose por tudo que ela já contribuiu pela cidade. É um respiro de alívio para a família esse dia”, disse Susana. Susana aguarda a segunda dose da vacina ser aplicada na idosa e também a imunização de toda a população.

O prefeito Nestor Tissot não pode se fazer presente no ato simbólico de início da vacinação em virtude de audiências agendadas em Porto Alegre com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Crédito: Fábio Schmatz/Divulgação

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | A Brigada Militar foi acionada na tarde desta sexta-feira (04/04) para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na Rua Madre Verônica, centro da cidade. A colisão ocorreu por volta de 14h15min e envolveu uma moto Honda...
CANELA | O vereador Nene Abreu, prestou uma significativa homenagem à bombeira militar Jéssika Assmann e ao Corpo de Bombeiros de Canela pela realização da 3ª Edição da Campanha Capacete Rosa. Este evento, ocorrido em 23 de março de...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.