CANELA | O Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Canela, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater, está promovendo reuniões no interior do município para orientar a população sobre o controle de simulídeos, insetos popularmente conhecidos como borrachudos. Na sexta-feira, dia 16, a ação foi realizada na localidade de Morro Calçado, reunindo moradores para o repasse de informações e esclarecimentos sobre as medidas adotadas.
De acordo com o biólogo Fábio Moura, coordenador da Vigilância Ambiental, uma das principais estratégias de controle consiste na aplicação de larvicidas do tipo BTI (Bacillus thuringiensis israelensis). Ele ressalta que o produto já é aplicado de forma rotineira em pontos do Arroio do Caracol, abrangendo alguns bairros da área urbana e parte da zona rural. Desde o início de 2026, a aplicação do BTI também foi intensificada em arroios e pontos estratégicos do interior, contemplando as localidades de Linha São Paulo, Morro Calçado, São João, Chapadão, Canastra e Amoreiras.
Com o objetivo de alinhar e fortalecer as ações de combate à proliferação do borrachudo, o Departamento de Vigilância Ambiental realizará novas reuniões ao longo do mês de janeiro, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater. As atividades visam capacitar os produtores rurais para a correta aplicação do BTI em suas propriedades, além de orientar sobre a manutenção dos arroios e a preservação da qualidade ambiental na zona rural de Canela.
As próximas ações estão previstas para as localidades de Linha São Paulo e Chapadão, nos dias 22 e 28 de janeiro, respectivamente.
Texto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela














