16.6 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPolíticaVereadores e Prefeito vão ao Governo do Estado debater sobre a Concessão...

Vereadores e Prefeito vão ao Governo do Estado debater sobre a Concessão do Parque do Caracol

Publicidade

Na tarde de quarta-feira, os vereadores Alfredo Schaffer, Carla Reis e Roberto Grulke, acompanharam o Prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Meio Ambiente de Canela, Jackson Müller, em uma reunião realizada com o secretário Extraordinário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto, o secretário de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Viana, e o Deputado Estadual, Carlos Búrigo. O tema deste encontro foi a futura concessão do Parque do Caracol.

Como já é de conhecimento de todos, o Governo do Estado está buscando realizar a concessão de diversas áreas pertencentes ao Poder Público gaúcho, e o Parque do Caracol é uma delas. O objetivo desta e de outras visitas já realizadas, é buscar ao máximo manter o Parque do Caracol como um símbolo da cidade e de sua comunidade, e conseguir manter o ponto turístico como um gerador de renda para o município.

Publicidade

Perante a isto, os vereadores indagaram os secretários estaduais sobre diversos temas desta concessão: “Canela é há muitos anos um marco como uma eco cidade e reconhecida pelas belezas de seu meio ambiente, e isso deve sim ser mantido com esta concessão, além claro de manter toda a questão histórica e cultural que o Parque remete não só para Canela, como para toda a região. Além disso, a Cascata do Caracol, o Parque em si, deve seguir levando a marca Canela em seu nome, pois este ponto turístico é um marco e um símbolo da cidade por todo o mundo”, lembrou a vereadora Carla Reis.

Publicidade

Além desta identidade, o vereador Alfredo Schaffer indagou os representantes do Governo sobre como ficarão alguns valores do Parque do Caracol: “Temos que ter garantias em contrato sobre uma previsão de cobrança de IPTU, uma destinação da outorga inicial para o município, outra destinação da outorga fica para cobrir investimentos em eventos da cidade, uma livre utilização do nome do Parque e da Cascata por parte do Poder Público do município, e claro, a isenção de ingressos para a comunidade canelense”, indagou Alfredo.

MODELO APRESENTADO DE CONCESSÃO

O modelo de proposta inicial, apresentada pelo Governo Estadual, e que ainda pode sofrer alterações, prevê altos investimentos nos seis primeiros anos de concessão para a iniciativa privada. Esses investimentos, obrigatoriamente, terão foco no apoio ao visitante e na melhoria da infraestrutura do parque, além da implantação de novos entretenimentos que sigam a linha do ecoturismo.

O modelo apresentado aos vereadores, conta com novos espaços de artesanato e produtos típicos do município para valorização da mão de obra local, além de atrativos para oferecer mais serviços aos visitantes. Além disso, a concessão para a iniciativa privada deve ter um grande impacto na geração de empregos e renda, abrindo cerca de 62 vagas de trabalho diretas e quase 2.000 indiretas.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.