13.9 C
Canela
quinta-feira, junho 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasVereador denuncia dois casos de maus tratos aos animais ocorridos no canil...

Vereador denuncia dois casos de maus tratos aos animais ocorridos no canil CEMPRA

Publicidade

CANELA – O vereador Jerônimo Terra Rolim esteve na manhã desta sexta-feira, dia 16, em reunião com o delegado Dr. Vladimir Medeiros, encaminhando duas denúncias criminais sobre casos de maus tratos envolvendo o CEMPRA.

O primeiro caso diz respeito a uma cachorra que foi atropelada com fratura e não recebeu socorro, até ser recolhida pelo CEMPRA na sexta-feira dia 9, mas ficaria sem tratamento e atendimento até pelo menos a quarta-feira de cinzas.

Publicidade

Em parceria com a ONG Mãos Dadas Patas Salvas, que se propôs a custear o tratamento da fratura do atropelamento e a castração e, através de uma conjunção de esforços envolvendo o comandante da Patram, Tenente Ritter, o Comandante da BM, Ubirajara Dill e Tenente Dalsin, além do Sargento Roger dos Bombeiros e o Secretário de Meio-ambiente, Leandro Heidtmann, o vereador Jerônimo Rolim conseguiu retirar a cachorra para encaminhar para a ONG para o tratamento, mediante a assinatura de um termo de adoção.

Publicidade

“Canela não possui convênio com clínicas veterinárias para receber animais atropelados e não possui Hospital veterinário ou sala de cirurgia no canil CEMPRA, ficando os animais agonizando nas baias enquanto nada é feito”, informa o vereador. Rolim denunciou este caso como negligência.

O segundo caso se refere a um cachorro que foi recolhido pela fiscalização e deixado no canil CEMPRA, porém, sua tutora legal, eis que era um cão comunitário registrado na prefeitura, com vacinação e exames, entrou na Justiça para reaver o cão e foi aceito pela Juíza.

No entanto, quando foi buscar o animal, a tutora não pode pegar de volta porque simplesmente a prefeitura deixou o animal escapar de dentro do canil e não sabem nem dizer a data que ocorreu. O Vereador Jerônimo acompanhou a tutora junto à Secretaria de Meio-ambiente onde realizaram a solicitação de acesso às imagens das câmeras do canil. A tutora também registrou boletim de ocorrência. A prefeitura abriu processo administrativo reconhecendo que deixou escapar o cachorro e alega estar realizando buscas.

O vereador Jerônimo agradeceu a disponibilidade do delegado Vladimir, que atua fortemente na causa animal, principalmente com o cartório chefiado pelo inspetor Maurício Viegas. Rolim destaca que a delegacia possui o selo de certificação conhecido como Delegacia Amiga dos Animais, e que todos os crimes e maus tratos devem ser denunciados para poder mudar a realidade da cidade.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Em um esforço para avaliar e apoiar a comunidade cultural de Canela, a Secretaria de Turismo e Cultura, através do Departamento de Cultura, lançou um formulário intitulado “Levantamento da Situação dos Agentes Culturais do Município de Canela...
GRAMADO - A Polícia Civil, através da DP de Gramado, apreendeu na tarde desta quinta-feira (20/06) máquinas de caça níqueis que estavam em funcionamento em um bar na cidade.A Delegada Fernanda Aranha refere que as máquinas foram apreendidas configurando...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.