Na última semana, o vereador Felipe Caputo visitou a Secretaria de Saúde de Canela, onde foi recebido pelo Subsecretário Mário Weirich. Na ocasião, o vereador apresentou um projeto para que a secretaria nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a Fisioterapia como tratamento para a comunidade.
O PSF (Programa de Saúde Familiar) se mostra como um meio para trazer nova organização do foco na saúde, buscando melhor atender seus usuários, exigindo das equipes o emprego de debates sobre a necessidade de tornar o atendimento médico-sanitário do país mais humanitário.
A realidade da inclusão do fisioterapeuta no PSF ainda é limitada em algumas regiões. Contudo, a população das regiões beneficiadas demonstra grande satisfação quanto aos serviços prestados por estes profissionais. Experiências isoladas em algumas regiões brasileiras mostram que a inserção deste profissional enriquece e desenvolve ainda mais os cuidados de saúde da população.
A presença do fisioterapeuta na comunidade se torna relevante na medida em que contribui para a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde obedecendo assim os princípios do atual modelo de saúde.
O fisioterapeuta pode realizar um trabalho multidisciplinar com toda a equipe de Saúde da Família, realizando atendimentos domiciliares e orientações técnicas, envolvendo familiares para que possam dar continuidade ao trabalho terapêutico, visando uma melhor evolução clínica do paciente; realizar visitas cujo objetivo é informar e tirar dúvidas dos moradores que não tem condições de ir à UBS.