“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com a espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti  em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”  

1 Samuel 17.45


Prezado Leitor,

O versículo bíblico desta semana se refere ao épico e tão conhecido confronto entre Davi e o gigante filisteu Golias. Um gigante filisteu medindo cerca de três metros de altura apresentou-se diante do exército hebreu para propor um duelo e, se por acaso ele fosse ferido, o povo filisteu se submeteria à servidão aos israelitas. Caso o guerreiro hebreu perdesse, ocorreria o contrário.

Tomados de pânico, Saul e seu exército não tiveram coragem de enfrentar o terrível Golias. E em meio àquele impasse, eis que surge Davi, pastor do rebanho das ovelhas de seu pai. Na verdade, Davi já tinha sido escolhido pelo Senhor para ser o rei de Israel embora o regente à época ainda fosse Saul. Aquele humilde pastor, de baixa estatura e porte franzino, encheu-se de coragem e se voluntariou àquela batalha que seria travada entre ele próprio e o gigante. Davi sabia que Deus era com ele, e depositou sua fé com a certeza de que Jeová lhe garantiria a vitória. Mesmo diante das provocações e afrontas do inimigo, o pequeno Davi, com pedras tiradas do seu alforje e seu estilingue acertou em cheio e de forma derradeira a fronte do temível filisteu, que teve morte instantânea.

Davi soube superar todas as adversidades estabelecidas naquele contexto (os comentários de desânimo e desesperança; a descrença do rei e de sua corte a respeito de Davi, que era visto como um amador inexperiente; o medo de seus irmãos que tinham com certo sua morte, dentre outras adversidades). Hoje não é diferente, pois todos temos nossos enfrentamentos – sejam situações, pessoas e até mesmo as nossas emoções para superar e vencer. Quem de nós já não se sentiu oprimido, com medo e paralisado diante de um problema que nos atormenta? Qual é a sua reação diante dele? A quem você busca ajuda para lhe dar as forças necessárias?

Gigantes sempre existirão para tirar a nossa paz e vitalidade. O mais importante do que esta realidade, contudo, é focar em nós, que armas temos para vencê-la e, o mais importante de tudo, ter a consciência ativa de que o Senhor é conosco e nos capacita a sermos vencedores independente do tamanho do “Golias” que nos desafia. Se você se posicionar na condição verdadeira de filho, seu Pai Celestial lhe dará a estratégia, as ferramentas e a coragem para superar todas as dificuldades no tempo oportuno, por mais confrontadoras que  sejam. Assim como Davi, creia que você também é vitorioso em nome de Jesus Cristo!

Fale com o colunista