CANELA | Na quarta-feira (09/10), a Polícia Ambiental realizou o resgate de um animal ferido. Após solicitação de populares, que informaram sobre a localização de um exemplar de veado-catingueiro ferido na localidade de Banhado Grande, interior do município de Canela, policiais do 2º Pelotão Ambiental de Canela verificaram os fatos.
Após a constatação de que o animal havia sido ferido por um possível disparo de arma de fogo, os policiais encaminharam o veado-catingueiro (macho) para atendimento médico veterinário em uma clínica especializada no município de Três Coroas.
O veado-catingueiro é uma espécie de cervídeo sul-americano de pequeno porte. A espécie ocorre desde o sul da região Amazônica até o Uruguai e a região central da Argentina, ocupando todo o leste das regiões pré-andinas até o litoral brasileiro.
Em nossa região, a espécie tem sofrido há muitos anos com a caça predatória para consumo da carne por humanos, o que pode gerar diversas zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas), geralmente contraídas por contato com animais, especialmente silvestres, inclusive pelo consumo da carne de animais de caça (vida livre).
A caça de animais silvestres, além de ser crime tipificado no art. 29 da Lei Federal 9.605/98, ainda traz grandes riscos a quem pratica tal atividade.