A partir das 13h30 de quarta-feira, dia 25, mais 1.010 doses estarão disponíveis para vacinação contra a Influenza. Nesta primeira etapa, podem receber a vacina pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. A imunização ocorre em seis postos de saúde. Os idosos também terão a disposição um ponto extra de vacinação no Expogramado, no estilo drive-thru, onde não é necessário sair do carro. A Várzea também disponibilizará o mesmo método de vacinação.
Conforme a enfermeira da Vigilância Sanitária, Ellen Pedroso, tudo ocorre dentro do esperado e orienta que quem não está nas prioridades dessa primeira etapa, evite ir às unidades de saúde para fazer a vacinação. “Temos recebido muitas mães e crianças procurando pela imunização. Nós orientamos que aguardem a terceira fase de vacinação, quando estão inclusas. Em relação às vacinas gerais, de rotina, também façam em outro período, para que possamos priorizar os idosos”, afirma a enfermeira.
A primeira etapa de vacinação segue até dia 15 abril. Após, professores da rede pública e privada, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento podem se vacinar até 8 de maio. A última fase, que inicia no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Na última segunda-feira, dia 23, 1790 doses foram disponibilizadas e esgotaram em poucas horas de campanha de vacinação. Conforme a Secretaria da Saúde, em 2019 a média de aplicação de vacinas era de 500 por dia. Assim sendo, o primeiro dia de imunização em 2020 já superou a média do ano passado.
Esclarecimento sobre uso de EPIs na vacinação
A Secretaria Municipal da Saúde informa que os profissionais da área estão seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), quanto ao uso de máscaras e luvas. Reitera também que todos os cuidados de higiene estão sendo tomados, para que não exista nenhuma forma de transmissibilidade. A recomendação dos órgãos é que o uso de máscara facial deve ser utilizado em pessoas que apresentem sintomas respiratórios, como tosse, ou por pessoas que estejam em contato cuidando de infectados. No caso específico, as pessoas vacinadas estão ali na condição de usuárias de um serviço de saúde, e não como pacientes.
Horários e locais
UBS Centro – 7h30 às 12h e das 13h às 17h30
UBS Caic – 8h às 11h e das 14h às 17h
ESF Pórtico – 8h às 11h e 14h às 16h30
ESF Várzea Grande – 7h30 às 12h e das 13h às 18h
UBS Floresta – 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
UBS Carniel – 7h30 às 12h e das 13h às 17h30
Expogramado – 8h às 17h