12.4 C
Canela
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeVacinação contra influenza em Gramado inicia na segunda-feira

Vacinação contra influenza em Gramado inicia na segunda-feira

Publicidade

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, inicia na próxima segunda-feira (12), a 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com público-alvo estimado em 14.915 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. A campanha vai até o dia 9 de julho. Diferente de anos anteriores, em 2021, a vacinação contempla diferentes grupos, iniciando pelas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Segundo a Secretaria da Saúde, Gramado recebeu inicialmente 1.320 doses que serão distribuídas entre diferentes pontos de vacinação do município. “O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, explica o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

Publicidade

A Vigilância em Saúde informou que vai aproveitar a campanha de vacinação contra a influenza para atualizar a caderneta de vacinação para outras doenças, como sarampo e febre amarela.

Publicidade

Covid-19

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A ação de imunização contra a influenza é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença. Portanto, deve ser mantida, apesar de todos os desafios frente a circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999.

Grupos prioritários

Nesta campanha, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Confira os locais de vacinação

Estratégia Saúde da Família Vila Olímpica, na Várzea Grande

Horário: 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30

Estratégia Saúde da Família Nailor Nilton Balzaretti, no Pórtico II

Horário: 8h às 11h e das 14h às 16h30

Unidade Básica de Saúde do bairro Floresta

Horário: 7h30 às 11h e das 13h às 16h

Unidade Básica de Saúde CAIC, no bairro Moura

Horário: 8h às 11h e das 14h às 16h30

Centro Municipal de Saúde (Postão)

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.