GRAMADO | A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, promove uma iniciativa inovadora para a saúde e o bem-estar dos animais: A castração e chipagem de cães e gatos realizada na Unidade Móvel de Castração. O veículo, que é adaptado para o procedimento, vem atuando em diversas localidades, garantindo que os tutores possam cuidar da saúde de seus pets de forma acessível e segura.
A Unidade Móvel conta com equipamentos modernos e uma equipe especializada, garantindo um atendimento seguro e de qualidade. Os cães e gatos machos são castrados diretamente na unidade, enquanto as fêmeas são encaminhadas para clínicas conveniadas, onde recebem atendimento adequado. Além da castração, a unidade também realiza a chipagem dos animais, uma medida importante para facilitar a identificação e evitar casos de abandono. O atendimento é realizado mediante pré-agendamento, que pode ser feito diretamente na unidade, ou pelo WhatsApp (54) 99943-1588.
O projeto iniciou em outubro de 2024 e, ainda no ano passado, passou pelas escolas Mosés Bezzi, Vicente Casagrande e Nossa Senhora de Fátima, resultando em 69 procedimentos e encaminhamentos. “Esses números são resultado de uma busca ativa realizada pela nossa equipe, que envolve a identificação de animais que precisam do serviço e a orientação dos tutores sobre a importância da castração e chipagem”, destaca a médica veterinária responsável pelo serviço, Simone Batista.
O projeto foi retomado na última semana, em ação realizada no estacionamento da Unidade de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande. Desde então, já foram realizados 54 encaminhamentos e procedimentos. Na próxima semana, a unidade permanecerá no mesmo local, onde continuará realizando as castrações agendadas e oferecendo novas vagas.
Ao descentralizar os atendimentos e facilitar o acesso aos serviços, a Unidade Móvel de Castração e Chipagem promove saúde, segurança e qualidade de vida para os pets e seus tutores. “É importante ter os bichinhos castrados para que tenhamos menos casos de abandono, evitar a fuga dos pets e, principalmente, reduzir a predisposição a doenças”, completa Simone.