Um passeio de inclusão no Sonho de Natal de Canela

0
94
Publicidade

Atividade reuniu comunidade e entidades com objetivo permitir a interação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em espaços de convivência.

A acessibilidade é um direito de todas as pessoas, e o setor turístico precisa investir em projetos que viabilizem a participação de todos. Com este pensamento, a Secretaria de Turismo e Cultura realizou no domingo (12.12), um passeio da inclusão e lazer no 34º Sonho de Natal de Canela.

A secretária da pasta Carla Reis destacou que “ lugares acessíveis atraem mais turistas, além disso um evento consagrado como o Sonho de Natal precisa oportunizar não só para os visitantes, mas para a comunidade mais acessibilidade, nos diversos espaços de circulação”.

Publicidade

Larri Rothmann da Associação das Pessoas com Deficiência (ACPDF) falou que o passeio foi motivador para os cadeirantes e a própria comunidade que visualiza e sabe que a associação segue sempre atuante.
O cadeirante Adrian Moura, 16 anos, perdeu os movimentos das pernas em um acidente de trânsito quando tinha 10 anos. Incentivado pela família e pela ACPDF começou a praticar atividades de inclusão. “O passeio foi mais uma oportunidade de interagir com outras pessoas, gostei muito”.

Jonas Ludwig, da ACPDF e praticante de esportes de inclusão falou que o passeio foi importante para a causa, para mostrar que a pessoa com deficiência ou algum tipo de limitação pode praticar atividade física, pode se divertir, pode cuidar da saúde através do esporte. “Foi uma grande visão incluir em um evento tradicional e já consagrado como o Sonho de Natal, uma atividade de acessibilidade que dá visibilidade a causa”.

Fotos: Rita Souza

Cira Alves Dutra, responsável pelo Administrativo da Apae Canela, esteve na atividade junto com mais representantes da associação que completa 50 anos. “A gente pensa muito na inclusão da pessoa especial, mas hoje trabalhamos na inserção da família, pai, mãe e irmão neste processo de integração”.

A atividade contou com apoio do Departamento do Trânsito, Projeto Juntos Contra o Frio, Projeto Saber, Projeto Passeio Acessível, Grupo Somos um Só de Novo Hamburgo, Apae – Canela e Cadie Canela (Secretaria de Educação).

Publicidade