GRAMADO | Assim será o “Dia na Vila Joaquina”, que acontece no dia 19 de outubro, a partir das 14h, na Vila Joaquina, em Gramado. O evento traz uma programação gratuita e aberta a toda a família. Celebrar a multiculturalidade e as confluências, como dizia Nego Bispo, filósofo, poeta, escritor, professor, líder quilombola e um dos maiores pensadores brasileiros, é reconhecer a força do encontro entre diferentes modos de viver e de saber. A multiculturalidade é a coexistência de diversas culturas em um mesmo espaço; a confluência, por sua vez, é o movimento vivo de mistura, troca e aprendizado entre elas.
Esta é a quinta edição de um projeto que nasceu com o propósito de consolidar e impulsionar as atividades criativas do Território Criativo Vila Joaquina, fortalecendo negócios e empreendimentos culturais, e ampliando as redes de cooperação entre artistas, educadores e produtores locais. O Dia na Vila Joaquina propõe um grande encontro de arte coletiva, de arranjos colaborativos e de trocas afetivas, promovendo o desenvolvimento conjunto e o fortalecimento das ações em rede.
A programação reunirá o coral tradicional Mbya Guarani da Aldeia Tekoa Kurity, a magia dos Bonecos da Montanha, o ritmo contagiante de Lady Black e Brauzittos, e uma grande roda de capoeira com o Grupo Capoeira Liberdade. A poeta Jess será a mestre de cerimônias, costurando o evento com sensibilidade e palavra viva. Todas as atividades contam com interpretação em Libras.
Durante a tarde, a Feira Criativa Joaquina também estará presente, reunindo artistas e artesãos com suas criações autorais. Um encontro de vozes, corpos e histórias que reafirma a potência da diversidade e da convivência.
O projeto Dia na Vila Joaquina é uma realização da Produtora Vó Zezé Arte Consciente, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, através do Edital nº 29/2024 da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC-RS).