A reportagem do Jornal Digital conversou com uma turista que estava no restaurante La Casa D’Fondue, localizada na rua Ângelo Bisol, no momento em que aconteceu o incêndio que deixou oito pessoas feridas, entre elas uma que está em estado grave. A turista pediu para não ter seu nome divulgado, mas relatou os momentos de terror vividos na ocasião. Ela destacou que estava no estabelecimento com o marido e alguns amigos. “O fondue estava lotado e, inclusive havia fila de espera no lado de fora”, relembrou. Ela recorda de ver um dos garçons se desdobrando para atender todos os clientes (se referindo a Lucas, que foi a vítima mais grave).
“Estávamos sentados em uma mesa próxima da cozinha que ficava no subsolo. De repente ouvimos uma gritaria e vimos o garçom saindo da cozinha com o corpo tomado pelas chamas. Ele foi até a porta de saída, mas como havia muitas pessoas retornou para dentro do estabelecimento. Ao retornar acabou esbarrando em uma mulher grávida e o fogo atingiu o cabelo dela. Eu fiquei paralisada e sem saber o que fazer. Algumas pessoas tentaram apagar as chamas do rapaz abanando com as camisas, mas isso não deu certo. Outros conseguiram apagar o fogo abafando as chamas com as camisas”, relembrou.
“Não vimos exatamente quando o fogo iniciou, pois o ocorrido se deu na cozinha. O que se comenta é que o garçom estaria reabastecendo um recipiente do fondue com um galão de álcool e acabou iniciando o fogo. No susto teria deixado cair o galão e as chamas se alastraram”, comentou a turista.
Garçom fazia extra no estabelecimento
A vítima mais grave do acidente foi o garçom Lucas Augusto Albarello, de 27 anos. Ele estava fazendo extra no restaurante, o qual estava funcionando à poucos dias sob nova direção. O rapaz teve cerca de 80% do corpo queimado pelas chamas. Ele foi socorrido pelo Samu e Bombeiros e depois de um primeiro atendimento no Hospital São Miguel foi transferido para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Ao ser atendido ainda em Gramado sofreu duas paradas cardíacas. O fato de ter aspirado o fogo, causou lesões graves nas vias respiratórias. Uma cozinheira e outro garçom que estavam na cozinha também se feriram, mas com menor gravidade. Outros cinco turistas também ficaram feridos durante a correria para deixar o estabelecimento.