23.3 C
Canela
domingo, abril 14, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaSilvana Patzinger recebe homenagem do projeto “Reconhecendo uma Alma Humana”

Silvana Patzinger recebe homenagem do projeto “Reconhecendo uma Alma Humana”

Publicidade

A atividade desenvolvida pelo Departamento de Cultura visa destacar e honrar as pessoas que causaram um impacto significativo na cultura local.

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, lançou na terça-feira (22.8) o projeto “Reconhecendo uma Alma Humana”, uma iniciativa do Departamento de Cultura que visa destacar e honrar as pessoas que causaram um impacto significativo na cultura local.

A idealizadora da atividade Solange Aguiar, integrante da equipe do departamento destacou que “nosso intuito de valorizar os talentos e as realizações da nossa comunidade, o projeto busca identificar e homenagear os indivíduos que têm contribuído de forma notável para o enriquecimento cultural da região”.

Publicidade

O objetivo principal do projeto é valorizar e difundir a riqueza cultural presente em nossa cidade, celebrando artistas, escritores, músicos, artesãos e todos aqueles que, com sua dedicação e criatividade, enriquecem o nosso cotidiano. Por meio de indicações da própria comunidade, especialistas em cultura e comissões formadas por membros da prefeitura, serão selecionadas as personalidades que serão reconhecidas por seus feitos e impacto cultural.

Publicidade

O prefeito Constantino Orsolin entende que o projeto ‘Reconhecendo uma Alma Humana’ foi idealizado para celebrar aqueles que moldaram nossa identidade cultural. Nosso município é rico em diversidade artística e histórica, e é justo que honremos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da cultura local.”

Moisés de Souza, diretor de Departamento da Cultura agradeceu a presença de todos e destacou que “o projeto tentará abranger diferentes categorias nas diversas manifestações culturais presentes no município, como artes plásticas, literatura, dança, teatro, música, gastronomia e patrimônio histórico. Através de eventos, exposições e publicações, a prefeitura destacará as trajetórias e as realizações dos homenageados, aproximando a população do valioso legado cultural que eles deixaram para as futuras gerações”.

SILVANA PATZINGER, A KUKA, PRIMEIRA HOMENAGEADA

Como primeira homenageada deste evento, Silvana Patzinger, Kuka, moradora da região e que desempenhou um trabalho de extrema importância na indústria cinematográfica brasileira, ocupando cargos de forma talentosa e dedicada, cujas produções conquistaram reconhecimento tanto no cenário nacional quanto internacional.

Desde muito jovem, Silvana sempre foi apaixonada por cinema. Ela encontrava inspiração nas obras de grandes diretores brasileiros e internacionais, e esse amor pela sétima arte a motivou a buscar uma carreira no campo cinematográfico.

Com um olhar sensível e uma mente criativa, Silvana auxiliou a produzir documentários e curtas-metragens que exploravam temas sociais relevantes e histórias emocionantes da região sul do Brasil. Seu trabalho capturava a essência da cultura e das tradições gaúchas, proporcionando uma visão única e autêntica dessa rica parte do país.

Logo, as produções começaram a chamar a atenção de festivais de cinema, tanto nacionais quanto internacionais. Os filmes dos quais ela participou foram selecionados para exibição em importantes eventos do ramo, onde receberam elogios da crítica e do público. As temáticas abordadas nas obras, aliadas à sua habilidade, destacaram Silvana como uma das figuras importantes do cinema brasileiro contemporâneo. E mais importante ainda, cria nossa.

Além de sua atuação como casting, figurinista, edição de elenco, Silvana também se engaja na promoção da cultura aqui na comunidade. Por meio dessas atividades, compartilhou seu conhecimento e experiência, incentivando a próxima geração de talentos a explorar sua criatividade e contar histórias através das lentes da câmera.

Graças à dedicação e paixão dela podemos realizar uma Mostra e fazer Canela se tornar um importante ponto de referência para a riqueza cultural do Brasil.

Estiveram presentes no lançamento e homenagem a Kuka: vereadores Carmen Seibt de Moares, Jerônimo Terra Rolim e José Vellinho Pinto Vereador; Ricardo Bertolucci Reginatto, secretário de Cultura de Gramado; Jeferson Rodrigues, presidente do Conselho de Políticas Culturais; Fernando Gomes, vice-presidente do Conselho de Políticas Culturais; Nonô Joris, curadora da mostra; Adriana Guimarães, Maicon Moura, presidente do Centro Social Padre Franco; Raquel Mazzetto; Adriano Moura, da Sociedade Teosófica Jeshoua de Caxias do Sul, Lisi Ecker, do Rotary Clube de Canela Inspiração, Cilon Estivalet, Patrimônio Bosque de Canela e Biblioteca Comunitária Canella; Luiz Josemar Pereira da Silva, Rotary Club de Canela, Ana Paula Justo, Conselho Tutelar e imprensa.

Alguns filmes que Silvana Patzinger teve participação:

CURTAS:
1-O dia em que Dorival encarou a guarda – Jorge Furtado – 1984/1985 casting

2- Memória – Roberto Henkin – 1989 casting

3- Barbosa – Jorge Furtado – 1988 casting

4- Ilha das flores – Jorge Furtado – 1989 casting

LONGAS:

1- Jacobina- Fabio Barreto – 2002 – produção de arte

2- Noite de São João – Sergio Silva – 2003 produção de arte

3- Ahnay de las missões – Sergio Silva – 1997 produção de campo

4- Saneamento Básico – Jorge Furtano – 2007 produção de arte

5- Bens Confiscados – Carlão Reichenbach – 2004 – produção de arte

6- ESPECIAL – Cena Aberta – núcleo Guel Arraes- produção de arte

7 – Casa das 7 mulheres – Jaime Monjardim 2003- Assistente de figurino

TRABALHO DE KUKA EM EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO NÍDIA GUIMARÃES

A trajetória de Kuka Patzinger na produção do Cinema Brasileira pode ser conferido em uma exposição no Espaço Nídia Guimarães, até 31 de agosto, das 9h às 17h30.

A mostra dos trabalhos tem a curadoria de Nonô Joris, importante figura da cultura mundial e produtora de diversos trabalhos.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nesta semana o Delegado Vladimir Medeiros completou dez anos como titular na DP de Canela, o que é sem dúvida uma marca importante. Foi um grande presente que a comunidade canelense e a região ganhou com a...
Competição é realizada em parceria com a aceleradora Ventiur e premiou vencedora com R$ 200 mil GRAMADO - Em mais uma edição da Gramado Summit, por meio de uma parceria com a Ventiur Smart Capital, aceleradora de startups, foi realizada...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.