Cooperativa estará presente na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, apresentando soluções para alunos e professores.
REGIÃO | Buscando reforçar o papel da educação na construção de comunidades melhores, a Sicredi Pioneira marca presença na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 28 a 30 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. Com um estande próprio, a cooperativa vai apresentar ao público três programas voltados ao contexto escolar: A União Faz a Vida, Jornada da Educação Financeira nas Escolas e Cooperativas Escolares. Além disso, promoverá diversas ativações, oportunizando a interação entre alunos e professores.
“Acreditamos que a educação é um vetor essencial para o desenvolvimento das comunidades. Por isso, investimos em iniciativas que promovem valores cooperativistas, cidadania, trabalho em equipe, educação financeira desde a infância até a juventude, liderança de forma prática e consistente. Tudo isso, alinhado ao propósito de transformar comunidades por meio da educação”, destaca a coordenadora de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira, Alini Cossul Martinelli.
Ela explica que, para colocar isso em prática, o estande da cooperativa contará com ambientes pensados para diferentes públicos, além de um time dedicado para conversar, tirar dúvidas e apresentar os programas. No Espaço Aluno, haverá quiz interativo sobre educação financeira, entrega de gibis, tabuleiro da “amarelinha financeira” e um quadro de pintura coletiva de Bobbie Goods.
Já o Espaço Professor terá área de descanso com poltronas, puffs e café, além de uma tela exibindo vídeos dos programas de educação e acesso à plataforma 360°. Em ambas as áreas, lonas explicativas irão apresentar os programas educacionais da Fundação Sicredi que atualmente são desenvolvidos pela Pioneira na região.
Outra atração será a Biblioteca Móvel Abelhuda, que estará presente no espaço de convivência, convidando os visitantes a explorar o hábito da leitura e a vivência cooperativa de forma lúdica. “Todas as atividades foram pensadas para estimular o protagonismo juvenil, fortalecer o vínculo com a comunidade escolar e mostrar que aprender pode ser divertido e transformador”, complementa Martinelli.
Programas educacionais demonstram como o cooperativismo pode transformar comunidades
Os programas educacionais desenvolvidos pela Sicredi Pioneira ocorrem em parceria com secretarias municipais de Educação, escolas e professores de toda a área de atuação da cooperativa. Cada um deles aborda, de forma prática, valores como cidadania, protagonismo e sustentabilidade.
O programa A União Faz a Vida valoriza o aprendizado por projetos, com foco em cooperação e cidadania. Para isso, adota uma metodologia própria, em que a proposta parte do currículo escolar, mas dialoga com os interesses dos estudantes e a realidade local, promovendo cooperação, pensamento crítico e autonomia. Na região de atuação da Pioneira, mais de 100 escolas participam da iniciativa.
Já a Jornada da Educação Financeira nas Escolas oferece assessoria pedagógica, orientando os professores sobre como mostrar para os alunos que a educação financeira pode transformar a relação deles com o dinheiro. O programa tem metodologia prática e interativa, facilitando a aprendizagem dos estudantes por meio de atividades dinâmicas e envolventes.
Por fim, as Cooperativas Escolares são iniciativas que visam ampliar o aprendizado de crianças e adolescentes que se unem voluntariamente para realizarem atividades sociais, econômicas e culturais no contraturno escolar, sem fins lucrativos. O objetivo é proporcionar a vivência dos valores e princípios do cooperativismo, auxiliando no desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos.
“Por meio destes programas, buscamos promover empreendedorismo, liderança, trabalho em equipe, comunicação e protagonismo de forma consistente. Essa atuação reforça o propósito da cooperativa de construir comunidades melhores”, pontua a coordenadora de Atuação Social e Educacional.

Participação no evento é estratégica
Para a Sicredi Pioneira, participar de um evento como a Mostratec é uma forma de conectar o cooperativismo ao ambiente de inovação e pesquisa científica. A feira é vista como uma oportunidade para identificar projetos promissores e fortalecer vínculos com jovens talentos, além de incentivar novas parcerias com foco em impacto social.
“O cooperativismo atua como ponte entre conhecimento, valores humanos e impacto social. Ao estar na Mostratec, reforçamos nosso posicionamento como uma cooperativa mais humana, consciente e relevante, com foco no desenvolvimento sustentável e coletivo”, conclui Martinelli.
Para saber mais sobre os programas sociais e educacionais da Pioneira, acesse: Sicredipioneira.com.br/social-e-educacional.
Sobre a Sicredi Pioneira: Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Pioneira atua há mais de 120 anos com o propósito de construir comunidades melhores. Presente em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, oferece soluções financeiras justas, com um atendimento humano, próximo e consciente. Mais do que serviços, entrega cooperação e confiança, fortalecendo a economia local e ajudando pessoas e negócios a prosperarem juntos.



















