De 24 a 30 de setembro a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria da Saúde e com apoio do Movimento Viver Sem Saber, realiza a campanha Setembro Roxo, realizada para aumentar a conscientização sobre o Alzheimer. As ações que serão realizadas durante a campanha têm o objetivo de identificar possíveis deficits de cognição e promover a conversa sobre a doença.
No próximo sábado (24) acontece a abertura da campanha, junto ao Gramado Com-Vida, na Serra Grande. O Movimento Viver Sem Saber vai participar e os profissionais da saúde realizarão avaliação e triagem cognitiva em idosos acima de 65 anos. Na mesma data, uma equipe da Saúde fará visita domiciliar a algumas famílias da comunidade que possuem idosos com suspeita de Alzheimer para avaliação e encaminhamentos necessários.
Já entre os dias 26 e 30 de setembro, todas as unidades de saúde realizarão a mesma triagem com idosos acima de 65 anos. Para a avaliação, será utilizado o teste rápido de cognição, que pode ser aplicado por qualquer profissional de saúde capacitado. Em casos de avaliação positiva para déficit de cognição, o idoso será encaminhado para o segundo teste, que é um Mini Exame do Estado Mental (MEEM), aplicado por um profissional de nível superior que foi devidamente capacitado.
No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 55 milhões de pessoas. Esse cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada.