Embora não estejam realizando atendimentos à população em virtude do distanciamento controlado, o trabalho dos servidores da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins está a pleno vapor. Desde o começo do mês de janeiro, a equipe vem recebendo treinamento para gestão do espaço, que além dos livros possibilitará a elaboração de um diagnóstico que será aplicado junto à comunidade e a viabilização de ferramenta para a recomendação de leitura segundo o perfil dos usuários.
O projeto de modernização da Biblioteca, elaborado pelo setor de projetos da Secretaria da Cultura, foi contemplado no Edital Bibliotecas Digitais da Secretaria Especial da Cultura. O edital, que fez parte do Programa Leitura Gera Futuro, contemplou ao todo 19 projetos de todo país. O valor disponibilizado está sendo utilizado para a aquisição de dispositivos eletrônicos de leitura, licenças e móveis.
Entre os objetivos do projeto, estão oferecer uma nova forma de leitura aos usuários da Biblioteca, a adaptação dos leitores a essa nova forma de leitura e desenvolvimento de novas aptidões que o livro impresso não exigia, inovação no desenvolvimento dos projetos e a ampliação do acervo da Biblioteca Púbica. No quesito de Acervo Digital, a empresa vencedora do processo licitatório foi a Árvore de Livros, plataforma virtual que oferecerá um acervo com mais de 10 mil títulos.
Para o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato, “modernizar o acesso à leitura tende a ser um movimento fundamental para aproximação, sobretudo, de jovens e crianças ao mundo da literatura e, por consequência, um estímulo à sua formação intelectual. Com essa plataforma, a competente equipe da Biblioteca Cyro Martins terá uma excelente ferramenta para projetos transformadores e dinâmicos, justamente entendendo a tecnologia como aliada à cultura e à educação”, destaca.