A classificação preliminar das regiões do RS, de acordo com as bandeiras determinadas pelo Modelo de Distanciamento Controlado, foi atualizada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 27 de novembro. A Macrorregião Serra, da qual Canela, Gramado e Nova Petrópolis fazem parte, foi classificada pela terceira semana seguida com a Bandeira Vermelha devido à elevada ocupação de leitos UTI COVID-19 registrado na região. Pela primeira vez todas as 21 regiões Covid estão em bandeira vermelha no mapa preliminar. O mapa definitivo do Rio Grande do Sul será divulgado pelo Governo Estadual dia 30 de novembro, até lá, Nova Petrópolis atende aos protocolos da Bandeira Laranja.
O Comitê Estratégico do OBSAÚDE – Observatório Regional da Saúde Macrosserra irá recorrer da decisão e solicitar ao Governo Estadual a reclassificação da Macrorregião Serra para a Bandeira Laranja. A decisão do Governador, após avaliar os recursos, será anunciada na segunda-feira, dia 30, e passa a valer a partir da próxima terça-feira, 1º de dezembro.
Caso a decisão do Estado não seja favorável aos recursos apresentados, a Macrorregião Serra irá operar de acordo com o Modelo de Cogestão – Bandeira Lilás – a partir de 1º de dezembro, terça-feira. O Modelo de Cogestão, elaborado pelas Associações de Municípios que fazem parte da Macrorregião Serra, foi aprovado pelo Governo do Estado.