Uma poderosa massa de ar polar pode trazer neve para os três estados do Sul do Brasil. Uma das massas de ar polar mais fortes dos últimos anos começou a derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul neste domingo (27) e o frio vai se intensificar muito entre segunda-feira(28) e terça-feira (29), quando o ar mais gelado que agora está na Argentina vai alcançar a parte Sul do Brasil.
De acordo com a análise da manhã deste domingo da MetSul, sujeita ainda a mudanças até amanhã, existe a possibilidade de nevar nos três estados do Sul do Brasil entre esta segunda e a terça-feira. A avaliação da MetSul é que a chance de nevar é maior numa faixa que vai dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul até o Sul do Paraná (Planalto de Palmas), passando pelo Planalto Sul Catarinense e áreas do Centro-Norte catarinense, alcançando parte do Meio-Oeste de Santa Catarina.
Considerando a grande potência desta massa de ar frio e o cenário sinótico, em que a neve se daria com o ar gelado interagindo com o ramo frontal no Sul do Brasil e não por circulação ciclônica, não se pode afastar a ocorrência de neve – com menor chance – e/ou chuva congelada em áreas de altitude do Norte do Rio Grande do Sul (Planalto e Alto Uruguai) e do Nordeste do Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha), do Leste catarinense, do Meio-Oeste de Santa Catarina e talvez até do Sudoeste do Paraná.
Nenhum evento de neve é igual ao outro e que previsão de neve é por demais complexa. A possibilidade de nevar traz a memória recente dos episódios de frio de agosto de 2013 e julho de 2020 em que nevou nos três estados do Sul do país, porém não se antecipa uma repetição idêntica destes eventos. As áreas com maior potencial de alguma acumulação, se ocorrer, são o Planalto Sul Catarinense e o Planalto de Palmas.
Neve já caiu na Argentina
Neve caiu neste domingo (27) em lugares poucos acostumados ao fenômeno no Centro da Argentina, acompanhando o avanço de uma massa de ar polar que vai derrubar a temperatura em uma extensa área do Brasil. A neve é comum no inverno na província de Buenos Aires, mas não onde caiu hoje. Os flocos foram observados em localidades do Noroeste da província de Buenos Aires, quando normalmente a neve cai apenas na região de Mar de Plata, na costa, e nas áreas de maior altitude da Sierra de la Ventana.