As comemorações da Semana da Pátria iniciaram, ainda, no mês de agosto, com a Chegada do Fogo Simbólico da Pátria, na Secretaria da Educação, dia 16. Na cerimônia de recebimento estavam presentes a Liga de Defesa Nacional, responsável por trazer a chama, e algumas autoridades do município, como o prefeito, Nestor Tissot, o vice-prefeito, Luia Barbacovi e o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, a Brigada Militar e o representante da Câmara de Vereadores, Neri da Farmácia.
Neste dia, ocorreram apresentações da Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho, que tocou os Hinos Nacional e Riograndense e da invernada artística infantil do CTG Manotaço. No dia 07 de setembro, representantes do CTG Manotaço buscaram a centelha do Fogo Simbólico e reproduziram o formato do acendimento da primeira chama crioula, ocorrida em 1947 quando, liderados por Paixão Côrtes oito cavalarianos colheram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria para fazer a primeira Ronda Crioula da história.
A Semana da Pátria também foi marcada por diversas atividades nas escolas da Rede Municipal de Ensino, como horas cívicas, apresentação da Banda Marcial, encenação e adaptação do Grito da Independência, além de diversos trabalhos realizados pelos estudantes, em sala de aula, com orientação dos professores da rede.
Na Semana Farroupilha, também foram realizados trabalhos em sala de aula e, além disso, a Secretaria da Cultura, em parceria com a Secretaria da Educação e o CTG Manotaço, realizou atividades alusivas ao Dia do Gaúcho, incluindo contações de histórias e apresentações artísticas que aconteceram nas escolas, no Centro de Cultura da Várzea Grande e na sede do Centro de Tradições Gaúchas.