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Secretaria de Trânsito apresenta estudos para nova concessão do transporte público de Gramado

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Sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa!

GRAMADO | A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e com o apoio da empresa Locale Trânsito e Transporte, promoveu na noite de quarta-feira (10), no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública com o propósito de apresentar os estudos e o projeto básico para o processo licitatório de concessão do novo transporte coletivo urbano e rural do município. O encontro, que foi conduzido pelo secretário titular da pasta, Tiago Procópio, também teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade e os anseios dos usuários do sistema. A explanação técnica ficou a cargo do engenheiro civil Paulo Monteiro, sócio-diretor da Locale, que apresentou dados do atual cenário do transporte público e as necessidades apontadas pelos estudos para melhora do serviço prestado à população, assim como indicadores para a viabilização financeira do processo.

Na abertura da reunião, o secretário de Trânsito, Tiago Procópio, lembrou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia do Coronavírus, quando o serviço teve uma queda de 70% dos usuários, uma realidade enfrentada por Gramado e pela maioria das cidades. Procópio recordou que o transporte municipal segue funcionando da mesma forma há quase 50 anos, afirmando que este novo processo será um marco na história de Gramado. “A cidade cresceu e precisamos cumprir a legislação! É o ponta pé inicial para melhorarmos e modernizarmos o serviço, de forma transparente e com a participação da comunidade”, destacou o secretário.

SISTEMA PROPOSTO

O novo sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa, que passará de R$ 4,90 para R$ 4,00. A quilometragem mensal dos ônibus também deve ter um salto de 71.371 km mês, para 104.829 km mês, representando um crescimento de 47%. O custo mensal deve girar em torno de R$ 849.167,49, contando com um subsídio médio de R$ 578.407,49 por parte do Poder Executivo, valor este que pode ser reduzido com o aumento do número de usuários devido a qualificação e eficiência do serviço.

O projeto também prevê a adequação das rotas do transporte escolar, para que possam ser atendidas pela empresa vencedora da licitação. A medida representará uma economia de cerca de R$ 4 milhões por ano. “Se esse valor for aplicado no transporte público, vamos conseguir equacionar as contas”, projeta o secretário Tiago Procópio. Outro aspecto financeiro favorável será a exploração de espaços publicitários nos ônibus, que poderão ser utilizados para subsidiar o transporte municipal. O tempo previsto para concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogável por igual período, estando à critério do poder público municipal.

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