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Secretaria de Trânsito apresenta estudos para nova concessão do transporte público de Gramado

Sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa!

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GRAMADO | A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e com o apoio da empresa Locale Trânsito e Transporte, promoveu na noite de quarta-feira (10), no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública com o propósito de apresentar os estudos e o projeto básico para o processo licitatório de concessão do novo transporte coletivo urbano e rural do município. O encontro, que foi conduzido pelo secretário titular da pasta, Tiago Procópio, também teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade e os anseios dos usuários do sistema. A explanação técnica ficou a cargo do engenheiro civil Paulo Monteiro, sócio-diretor da Locale, que apresentou dados do atual cenário do transporte público e as necessidades apontadas pelos estudos para melhora do serviço prestado à população, assim como indicadores para a viabilização financeira do processo.

Na abertura da reunião, o secretário de Trânsito, Tiago Procópio, lembrou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia do Coronavírus, quando o serviço teve uma queda de 70% dos usuários, uma realidade enfrentada por Gramado e pela maioria das cidades. Procópio recordou que o transporte municipal segue funcionando da mesma forma há quase 50 anos, afirmando que este novo processo será um marco na história de Gramado. “A cidade cresceu e precisamos cumprir a legislação! É o ponta pé inicial para melhorarmos e modernizarmos o serviço, de forma transparente e com a participação da comunidade”, destacou o secretário.

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SISTEMA PROPOSTO

O novo sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa, que passará de R$ 4,90 para R$ 4,00. A quilometragem mensal dos ônibus também deve ter um salto de 71.371 km mês, para 104.829 km mês, representando um crescimento de 47%. O custo mensal deve girar em torno de R$ 849.167,49, contando com um subsídio médio de R$ 578.407,49 por parte do Poder Executivo, valor este que pode ser reduzido com o aumento do número de usuários devido a qualificação e eficiência do serviço.

O projeto também prevê a adequação das rotas do transporte escolar, para que possam ser atendidas pela empresa vencedora da licitação. A medida representará uma economia de cerca de R$ 4 milhões por ano. “Se esse valor for aplicado no transporte público, vamos conseguir equacionar as contas”, projeta o secretário Tiago Procópio. Outro aspecto financeiro favorável será a exploração de espaços publicitários nos ônibus, que poderão ser utilizados para subsidiar o transporte municipal. O tempo previsto para concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogável por igual período, estando à critério do poder público municipal.

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