19.3 C
Canela
sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeSecretaria de Saúde promove ações contra as hepatites virais

Secretaria de Saúde promove ações contra as hepatites virais

Publicidade

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, está engajada na campanha nacional ‘Julho Amarelo’, que busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

A mobilização em Canela será concentrada em três datas, oportunidades em que equipes da Secretaria de Saúde oferecerão testagem gratuitas para a população. Os serviços estarão disponíveis na Unidade Móvel de Saúde nos seguintes locais: próximo sábado (16) no Complexo Esportivo do Grande Canelinha, das 7h às 13h; no dia 23/7 (sábado) no Parque do Lago, das 11h às 17h; e no dia 28/7 (quinta-feira) no estacionamento da Casa de Pedra, no Centro da cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Publicidade

A enfermeira Caline Bianchi Andrade, coordenadora do SAE Hortênsias – Serviço de Atenção Especializada, destaca que durante as ações serão ofertados testes gratuitos para Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. “As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar através de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, explica Caline.

Publicidade

FIQUE ATENTO:
Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

PROGRAMAÇÃO:
Onde: Complexo Esportivo do Grande Canelinha
Quando: próximo sábado (16)
Horário: 7h às 13h

Onde: Parque do Lago
Quando: 23/7 (sábado)
Horário: 11h às 17h

Onde: Estacionamento Casa de Pedra
Quando: 28/07 (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

  • Serão ofertados testes gratuitos para Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV.
Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Neste sábado, 27, o Centro Esportivo Gramadense recebe o Novo Hamburgo, pela 6 rodada do Gauchão Sub-17 A1. A partida será disputada na Vila Olímpica, a partir das 11 horas.A equipe se remobiliza após sofrer o primeiro...
Iniciativa visa conscientizar e educar crianças sobre as regras de trânsito e segurança nas viasSÃO FRANCISCO DE PAULA - Na última quarta-feira (24), o Departamento de Trânsito de São Francisco de Paula realizou a primeira aula da Escola Pública...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.