Mantendo o programa de limpeza e manutenção de galerias de águas pluviais desde 2017 a Secretaria de Obras, Agricultura e Serviços Urbanos vem mobilizando a equipes para dar sequência do trabalho de manutenção, limpeza e desobstrução de grelhas e bocas de lobo em diversos pontos da cidade.
Bairros como Canelinha, Santa Marta, Saiqui, São Rafael, São Lucas, São Luiz, Suzana, Dante, centro entre outros, receberam limpezas pontuais das bocas de lobo e grelhas, atendendo diversas solicitações. Esses serviços fazem parte de um conjunto de ações que visam prevenir alagamentos e facilitar a drenagem de águas pluviais.
População pode colaborar
O secretário de Obras Marcelo Savi explica que a população pode colaborar para evitar transbordamento em bocas de lobo. “Com uma rede de galeria limpa, todo o volume de água das chuvas captado é escoado, evitando que ela volte e inunde ruas e residências. A população pode colaborar não jogando entulhos, lixo ou qualquer tipo de material que possa obstruir as galerias”, esclarece. Brinquedos, material plástico, garrafas e restos de alimentos, entre outros, frequentemente são encontrados dentro das galerias, o que pode ser evitado se cada cidadão realizar de forma correta o descarte do lixo.
Drenagem
A equipe encabeçada por Felipe Hahn é incansável e vem desempenhando trabalhos que beneficiam diretamente os munícipes.
Segundo Felipe essas ações são fundamentais para a capacidade de escoamento das águas pluviais pela rede de drenagem.
O servidor salienta que nestes últimos quatro anos foram feitos mais de sete mil quilômetros de rede. O trabalho mais recente da equipe de drenagem foi realizado na rua Homero Pacheco, próximo ao residencial Canela. No local, a rede cedeu e um buraco se formou na via que ficou interrompida na manhã desta terça-feira (7).