13.9 C
Canela
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasSecretaria da Agricultura e Emater avaliam perdas e planejam reconstrução do meio...

Secretaria da Agricultura e Emater avaliam perdas e planejam reconstrução do meio rural

Publicidade

GRAMADO – Na tarde desta quinta-feira (16), estiveram reunidos o secretário da Agricultura, Marcos Lovato, o adjunto, Eliézer Lima, a extensionista da Emater, Janete Basso, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Nilo Seewald, para avaliar e discutir as perdas referentes a chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade que atingiram o município e, consequentemente, as áreas rurais, nos últimos meses.

Em laudo circunstanciado produzido pela Emater, estima-se a perda direta na produção rural onde as principais culturas afetadas foram grãos, hortaliças diversas, frutas e a silvicultura. Além disso, as Agroindústrias familiares foram também fortemente afetadas e todas as localidades do interior do município apresentam prejuízos variáveis, como perdas nas lavouras e nas agroindústrias. Observou-se ainda, perdas na infraestrutura das propriedades, residências e estruturas de produção, além da perda de solo. Estima-se ao todo um valor aproximado que pode chegar a 20 milhões de reais em prejuízos.

Publicidade

O levantamento da Emater foi realizado em parceria com a Secretaria da Agricultura e é pontual, considerando o período desde o início da primavera de 2023, até o dia 12 de maio de 2024. “Levantamos estes dados para que, daqui para frente, possamos estudar as medidas que podem ser tomadas com o auxílio dos agricultores, porque mesmo com suas propriedades afetadas, eles não param e seguem firmes e fortes”, destaca Janete.

Publicidade

O secretário Adjunto, Eliézer Lima, afirma que “desde o início, todas as secretarias municipais estão trabalhando para amenizar esses danos e dar celeridade às ações que o agricultor precisa”. Eliézer também faz um apelo: “Mais do que nunca é o momento de consumirmos os produtos da nossa agricultura familiar, cujos produtos estão disponíveis nos Fornos do Centro e da Várzea Grande, Casa do Colono e Feiras Agros”.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Decisão da Terceirona de Futsal, Super Copa Nova Petrópois de Futsal Feminino, Canela no Estadual Série Prata e Dupla Gre-Nal.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS...
CANELA - Continua aberta para visitação gratuita, até o dia 30 de junho, a Exposição Expresso 232, do artista Stalisnau Kosciuk, das 10 às 22 horas, na Estação Campos de Canella – a Rua Coberta de Canela, com o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.