A Monkeypox é uma doença zoonótica viral transmitida através de gotículas respiratórias, lesão de pele de pessoas infectadas, objetos contaminados e fluídos corporais. A Secretaria da Saúde está atenta aos casos e alerta toda a comunidade para os sintomas e os cuidados necessários.
Também conhecida como varíola dos macacos, a Monkeypox é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas.
Os principais sintomas são erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais. Outros sintomas frequentes são febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.
Ao apresentar qualquer sintoma, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A prevenção é extremamente importante e se dá através do distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos. Os infectados devem ser isolados.
Crédito: Ascom/PMG