Relatório da Defesa Civil estimou que cerca de 1800 pessoas foram atingidas.
O Prefeito Marcos Aguzzolli decretou nesta terça (13) Situação de Emergência em razão da queda de granizo que afetou todo o município de São Francisco de Paula na última sexta (9). O Decreto 2321/2022 tem efeito prático ao possibilitar um atendimento mais rápido à população ao permitir a compra de materiais de forma menos burocrática. De acordo com o relatório da Defesa Civil, anexado ao documento, cerca de 1800 pessoas foram atingidas em cerca de 450 residências. Houve desalojamento de 30 pessoas devido aos estragos.
De acordo com o Chefe da Defesa Civil Vanderson Soares, cerca de 2700 telhas já foram distribuídas entre as casas atingidas e a expectativa é de que o número chegue a 5700 telhas até o final desta semana.
O Vice-Prefeito Thiago Teixeira destaca que a situação de emergência é um mecanismo necessário dada a magnitude dos estragos em toda a extensão do Município, considerada a maior chuva de granizo dos últimos anos. “Com o decreto publicado poderemos agilizar a ajuda prestada à população que nesse momento precisa, em sua maioria, de telhas”, afirmou.
A localidade da Recosta e o distrito de Rincão dos Kroeff foram os locais que registraram mais estragos e granizo maior, com tamanhos que passaram o de um ovo, mas relatos de estragos chegaram de praticamente todos os locais do Município.