São Francisco de Paula sai de lockdown nesta terça-feira (23), 8 dias após atingir gatilho determinado pelo decreto que colocou o Município em regras bem restritivas de funcionamento e circulação. Na sexta (12), o Boletim Epidemiológico demonstrava 202 casos ativos e 28 pessoas internadas no Hospital local, que ameaçava entrar em colapso pela falta de UTI e lotação dos leitos. Na segunda (15), 48 horas depois, a cidade entrava em lockdown com medidas de restrição de circulação, fechamento total do comércio e funcionamento de mercados apenas por tele-entrega.
Ontem, o Boletim Epidemiológico demonstrava 158 casos ativos e 30 internados. A partir desta terça o Município funciona de acordo com a bandeira preta sob a cogestão da região 6 (Taquara).
O Prefeito Marcos Aguzzolli destaca que a população foi fundamental para que o lockdown funcionasse. “Durante a última semana nossas ruas estavam vazias, nossa população confiou na nossa decisão. A fiscalização também foi fundamental para que hoje a gente possa dizer que nosso resultado é positivo, que o lockdown funcionou”, completa.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel Kieling, a média de atuação da fiscalização chegou a 40 ações na última semana. “Tivemos que ser atuantes ao extremo no sentido de fiscalizar, para que o lockdown realmente desse resultado e assim, pudéssemos sair dele o mais rápido possível. Desfizemos festas, acampamentos e aglomerações no geral. As multas nesses casos chegam ao montante de quase 20 mil reais”, destaca.