14.3 C
Canela
quarta-feira, junho 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoSão Chico recebe certificado de adesão ao Sisbi-POA do Ministério da Agricultura,...

São Chico recebe certificado de adesão ao Sisbi-POA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Publicidade

O município de São Francisco de Paula (RS) recebeu na última quinta-feira (01), durante a 45ª Expointer, o reconhecimento da equivalência dos Serviços de Inspeção e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa). Participaram da cerimônia de entrega o Prefeito Marcos Aguzzolli, o Secretário de Agricultura Alexandre Bossle e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Marcos Montes.

Com a adesão, os estabelecimentos de São Francisco de Paula registrados no SIM poderão ser indicados e incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA e, com isso, poderão comercializar os produtos de origem animal em todo território nacional. Antes, a venda podia ser realizada apenas no próprio município. Neste momento, a adesão foi para carnes e derivados e leite e derivados. Em São Francisco de Paula a queijaria São Francisco já possui o selo. No total, integram o Sisbi-POA, 23 Estados e o Distrito Federal; 14 consórcios públicos (integrados por 256 municípios) e 30 municípios individualmente, sendo 14 municípios no Rio Grande do Sul.

Publicidade

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os estados, municípios e os consórcios públicos municipais focados na inspeção e comercialização de produtos de origem animal podem obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, sendo necessário comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas têm a mesma eficiência do Ministério.

Publicidade

Também participaram da cerimônia a veterinária da secretaria de agricultura Bianca Pinto Pereira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa José Guilherme Leal, o presidente do Banco do Brasil Fausto Ribeiro, a superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul (SFA/ RS) Helena Pan Rugeri, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul Domingos Antônio Velho Lopes, além de representantes dos consórcios e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A Prefeitura de Canela sempre buscando a transparência e a participação cidadã disponibilizou, em seu site oficial, um link direto para que todos possam acessar os documentos elaborados até o momento no processo de criação do novo...
CANELA - A Temporada de Inverno de Canela 2024 promete aquecer os corações e os sentidos de moradores e turistas entre os dias 29 de junho e 11 de agosto. Com uma programação diversificada, o evento se destaca como...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.