A Prefeitura de Canela, por meio do SAE – Serviço de Atendimento Especializado da Secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (19), no Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, um evento para marcar os oito anos de atividades deste departamento que busca promover a equidade e o acesso ao aconselhamento, testagem, diagnóstico, tratamento, informação e prevenção de doenças transmissíveis junto à população. Com o tema ‘Perspectivas do Combate a Sífilis, HIV/AIDS e Hepatites Virais’ o evento reuniu profissionais e especialistas na área da saúde da região, com a proposta de levar novos conhecimentos e promover a troca de informações entre os participantes.
O secretário Adjunto de Saúde de Canela, Álvaro Grulke, foi o responsável por dar boas-vindas aos participantes. “O SAE presta um serviço essencial não apenas para a população de Canela, mas para moradores de toda a região. Somos referência no que refere-se a atendimentos de saúde relacionados a doenças transmissíveis e capacitações como esta são fundamentais para o aprimoramento do serviço”, avalia Grulke. Já o biólogo sanitarista da Secretaria Estadual da Saúde, Camilo de Oliveira Lirio, apresentou uma visão geral das perspectivas e ações de políticas públicas relacionadas à sífilis, HIV/AIDS e hepatites virais. Na ocasião, Lirio fez um alerta destacando que Canela ocupa o 4º lugar no ranking de municípios prioritários com altas taxas de detecção do HIV, de acordo com o Boletim Epidemiológico Estadual de HIV/AIDS e sífilis de 2022.
TROCA DE INFORMAÇÕES
A enfermeira Caline Bianchi Andrade, responsável pelo SAE em Canela, compartilhou informações sobre o fluxo de trabalho e números dos serviços prestados. Caline detalhou as atividades realizadas, incluindo os testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV, além dos serviços de acolhimento, escuta inicial, consulta de enfermagem e distribuição de preservativos. Já a enfermeira Marta Vaccari abordou o tema ‘Fluxo das Hepatites’ destacando a importância da prevenção, apresentou informações sobre como identificar as hepatites virais, os métodos de prevenção e os recursos disponíveis para o tratamento dessas doenças.
O farmacêutico Braian Boff, da Unidade Dispensadora de Medicamentos, fechou o evento explicando o funcionamento da Farmácia Municipal. “Este encontro teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde e enfatizar a importância da prevenção da Sífilis, HIV/AIDS e Hepatites Virais na região”, conclui a enfermeira Caline Andrade.