CANELA | Na noite de quinta-feira (31/07) foram definidos os semifinalistas do Municipal de Futsal da Série Prata, a Segundona de Futsal. Como era de se esperar de uma etapa decisiva, com duelos eliminatórios, os confrontos foram muito disputados. No entanto,o último duelo da noite reservou cenas lamentáveis, incluindo agressões físicas contra a arbitragem e um servidor municipal. As agressões participam de dirigentes e atletas da equipe Bar do Tio Fredo, que acabou eliminada da competição.
O Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) divulgou uma nota lamentando o ocorrido e reforçando que as medidas cabíveis serão adotadas, incluindo uma rigorosa punição aos envolvidos. Confira a nota na íntegra no final do texto.
Com a bola rolando foram realizadas quatro partidas bem disputadas no Ginásio Santa Marta. O MB Sports abriu as disputas e carimbou a classificação com uma vitória de 3 a 1 diante do Peleadores. Logo depois, Casablanca e Certinho Evento ficaram no empate em 1 a 1, o que levou a disputa para as cobranças de pênaltis. Quem levou a melhor no duelo foi o Casablanca que venceu por 4 a 3. O Galera da Estevão garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 2 diante do Amigos do Espeto. Fechando a rodada, o União Jovem Santa Marta se classificou vencendo o Bar do Tio Fredo por 3 a 2. Os duelos da semifinal serão entre MB Sports X Casablanca e Galera da Estevão X União Jovem Santa Marta.
Confira a nota do DMEL
Departamento Municipal de Esporte e Lazer – DMEL
Prefeitura Municipal de Canela
Canela, 01 de agosto de 2025
O Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) da Prefeitura Municipal de Canela vem a público manifestar seu mais absoluto repúdio e indignação diante dos gravíssimos fatos ocorridos na noite da última quinta-feira, 31 de julho de 2025, durante e após a partida entre as equipes Bar do Tio Fredo / Lenheira dos Guris e União Jovem Santa Marta, válida pelas quartas de final do Campeonato Municipal de Futsal – Série Prata 2025.
Ao término da referida partida, atletas e o treinador da equipe Bar do Tio Fredo / Lenheira dos Guris promoveram atos de violência física e moral contra árbitros e contra o delegado da partida, servidor público municipal em pleno exercício de suas funções, agredindo covardemente um agente do município com socos, chutes e ataques por trás, comportamento amplamente registrado em súmula, boletim de ocorrência, laudo médico e transmissão ao vivo.
Tais atitudes transcendem os limites do esporte e atingem frontalmente os princípios da civilidade, da ética e da ordem pública, sendo absolutamente incompatíveis com qualquer ambiente coletivo, ainda mais em uma competição promovida pelo poder público.
O DMEL repudia com veemência a cultura de intimidação, ofensa e violência que parte da equipe tentou normalizar nos últimos meses, com manifestações públicas hostis em redes sociais e declarações que incitam agressões contra árbitros e servidores. Tal postura revela um padrão de comportamento que não será mais tolerado, acolhido ou ignorado.
Reafirmamos que o esporte canelense é, e continuará sendo, um espaço de respeito, inclusão, formação cidadã e convivência pacífica. A violência jamais encontrará abrigo em nossas quadras, campos e ginásios.
As sanções já aplicadas pela Comissão Disciplinar — incluindo a eliminação da equipe e a suspensão individual dos envolvidos por até dois anos — são medidas rigorosas, proporcionais e absolutamente necessárias para preservar a integridade de nossos servidores, árbitros, atletas e do próprio espírito do esporte amador.
O DMEL seguirá atuando com firmeza, transparência e respaldo legal para coibir qualquer conduta violenta ou antidesportiva, e reforça o seu apoio irrestrito a todos os profissionais e servidores agredidos, atacados ou ameaçados no exercício de suas funções.
Seguiremos trabalhando, com a força da comunidade e das equipes comprometidas com o verdadeiro esporte, para que Canela continue sendo referência em organização, participação e respeito no cenário esportivo municipal.
Violência não é jogo. Violência é crime.