16.1 C
Canela
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPolíticaReunião virtual sobre reabertura do comércio em Gramado

Reunião virtual sobre reabertura do comércio em Gramado

Publicidade

No final da tarde desta segunda-feira, dia 6, o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico Anderson Boeira, e o secretário da Fazenda, Paulo Rogério de Sá, participaram de Sessão Especial da Câmara de Vereadores através de teleconferência. Na ocasião, foi solicitado e questionado pelo Legislativo as ações que a Administração Municipal estava executando devido à pandemia de coronavírus (Covid-19).

O secretário de Inovação ressaltou que o primeiro passo dado foi a criação do Gabinete de Gestão de Crise e a edição de um decreto restringindo as atividades não essenciais. “O objetivo principal é preservar as vidas. Após, buscamos um meio-termo entre a saúde e as possíveis medidas de retomada econômica”, comenta Boeira. Outro ponto salientado foi que com o Gabinete é possível buscar soluções mais rápidas e fáceis para a Secretaria da Saúde.

Publicidade

Um dos passos dados e comentados pelos secretários foi o lockdown – fechamento – do comércio, restaurantes, parques e hotelaria, atendendo um pedido da comunidade. Aos poucos, eles reiteraram que vem tentando reabrir para a economia se manter aquecida. É o caso das lojas de chocolate. Na última sexta-feira, dia 3, o Gabinete de Gestão de Crise recebeu as entidades que representam a Achoco. Na ocasião foi apresentado que 85% do estoque continua disponível, representando 1,2 mil toneladas.

Publicidade

Além disso, é justamente nesta semana o pico de vendas deste setor, quando haveriam interessados em comprar os chocolates específicos de Páscoa, como ovos e coelhos. A partir de segunda-feira, dia 13, já não teriam mais vendas, comentou Boeira. Por ser um alimento perecível e com determinado prazo de validade, através do Decreto 82/2020, foi permitida a abertura do comércio chocolateiro, desde que sejam respeitas medidas de higienização e distanciamento interpessoal. “Na medida do possível temos recebido diversas entidades, para conversar, entender e ouvir seus pedidos”, relata.

Outra medida para aquecer a economia do município é uma campanha para que os gramadenses adquiram produtos feitos na cidade. Conforme o secretário da Fazenda, Gramado possui um potencial interno econômico de 1.34 bilhões.

Respondendo aos questionamentos dos vereadores, Anderson citou alguns fatores que foram apontados por eles e que estão sendo estudados e analisados: a remodelação do Plano-Diretor, para facilitar a vida do empreendedor e buscar mudanças na organização da cidade; a criação de um Parque Industrial, para que as indústrias e empresas possam crescer; e o programa Sebrae Cidade Empreendedora, que pretende entrar em vigor no meio deste ano, com treinamentos e outras ações para ajudar pequenas e médias empresas, fomentando a economia local.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Os ambientes e vitrine decorada da Casa Lúdica em Gramado recebeu, nesta semana, o prêmio Brilha Gramado, na categoria de “Melhor Vitrine de Páscoa 2024. A escolha ocorreu em votação popular.O concurso Brilha Gramado foi promovido e...
GRAMADO - A Gramadotur já definiu o tema desta 39ª edição do Natal Luz de Gramado: “acolhimento” é a palavra. O planejamento da Autarquia é ampliar o bem receber de Gramado e trazer para todas atrações do Natal Luz...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.